01/06/2024 às 20h31min - Atualizada em 01/06/2024 às 20h31min

Ideias para Financiar um Novo Negócio no Brasil em 2024/25

Unsplash
Existem muitas maneiras de financiar um novo negócio no Brasil. Financiar um negócio é sempre uma boa ideia, pois poderá gerar retorno financeiro por bastante tempo. Se não para a vida toda, como o 777Bet. Apesar de existir muitas maneiras de realizar esse financiamento, nem todo mundo sabe como pode estar financiando.
 
Para ter um negócio no Brasil, você tem a opção de comprá-lo à vista, alugar ou financiar. Comprar um negócio a vista acaba sendo muito caro e por isso raramente as pessoas escolhem essa opção. Alugar é algo que as pessoas sempre fazem, porém, apesar de você ficar anos pagando, ele não será de fato seu. Já com o financiamento, ao quitar o valor o negócio passa a ser 100% seu.
 
Se você está interessado em começar e financiar um novo negócio no Brasil, saiba que existem diversas formas de fazer isso. A seguir falaremos mais sobre algumas ideias para financiar um novo negócio no Brasil. Confira!

Investidores Anjos

Uma forma de financiar um novo negócio no Brasil é através de investidores anjos. Nada mais é do que uma alternativa de financiamento em que alguém utiliza o próprio dinheiro para investir em Startups que parecem promissoras. Para isso, geralmente o investidor anjo faz isso em troca de ter uma ação na empresa. Algumas vezes o investidor anjo pode participar mais ativamente e trazer coisas muito importantes como redes de contatos, aconselhamento e troca de experiências.
 
Alguns dos principais benefícios em ter um investidor anjo é o fato de garantir um valor financeiro significativo e apoio para começar o negócio. Diversas empresas grandes e renomadas contam com programas de investidores anjos. Para saber mais sobre algum, basta procurar diretamente a empresa. Assim, você tira todas as dúvidas e conhece o regulamento da empresa.
 
Para utilizar um investir anjo, porém, é preciso atraí-lo de alguma maneira. Algumas dicas são desenvolver um plano de negócio sólido para que seja apresentado ao investidor e participar de eventos, workshops e feiras do seu nicho para conhecer potenciais investidores.

Venture Capital

Esse tipo de investidor é muito semelhante ao anjo. A principal diferenças é que no venture capital os investidores só costumam investir em empresas de alto potencial. E para avaliar isso, geralmente a empresa já está um pouco mais avançada ao que diz respeito do seu desenvolvimento. Assim como os investidores anjos, esses investidores costumam possuir participação nas ações e lucros das empresas. Algumas das maiores vantagens de conseguir um investimento desse tipo é que você terá mais visibilidade e credibilidade no mercado.
 
Também é possível conseguir um investimento com altas quantidades de dinheiro e um suporte estratégico para gerenciar o seu negócio. É possível encontrar fundos desse tipo em diversas agências. Para conseguir essa possibilidade de financiamento é importante mostrar a importância e crescimento do seu negócio. Além de preparar uma boa apresentação para apresentar aos financiadores.

Crowdfunding

Existem plataformas que trabalham com crowdfunding e podem ser uma boa opção para financiar um novo negócio. O Crowdfunding funciona da seguinte forma, você deve apresentar o seu projeto e diversas pessoas podem te ajudar a financiar o seu projeto com pequenos valores. Somando o financiamento de todos, isso pode resultar em uma quantia significativa e interessante para o seu negócio. Esse financiamento é feito em troca de recompensas ou uma parcela de ações do negócio.
 
Os grandes benefícios de utilizar esse modelo de financiamento, é poder contar com marketing e visibilidade, conhecimento no mercado e flexibilidade. Algumas plataformas brasileiras que você poderá utilizar para ter esse tipo de financiamento são Kinkante e Benfeitoria. Para conseguir bons investidores nesse modelo de financiamento é importante que você conte uma boa história e que ela seja apelativa, de modo a tocar as pessoas emocionalmente.
 
Além disso, é importante oferecer recompensas inovadoras e atrativas para os clientes. Alguns exemplos de boas recompensas pode ser descontos, produtos exclusivos ou até mesmo participação acionária. Também é importante ter uma boa campanha de marketing para atrair os financiadores. Utilize principalmente as redes sociais e tente ter um bom engajamento para atingir diversos públicos. Para isso diversas estratégias de marketing podem ser aplicadas.

Empréstimo e Linha de Crédito

A primeira opção quando pensamos em financiar um novo negócio, é sempre empréstimo no Banco ou Linha de Crédito. Ambos podem ser utilizados para cobrir diversos tipos de despesas. Antes de o Banco fazer essa aprovação ou não, vários dados seus serão analisados. Então, para conseguir o empréstimo ou linha de crédito fica mais fácil se você tiver o nome limpo, imóveis no seu nome e alguma forma de renda, seja ela passiva ou ativa.
 
As maiores vantagens de conseguir um empréstimo ou linha de crédito é que geralmente você tem mais chance de conseguir altos valores e pode negociar o pagamento de acordo com o que for melhor para o seu negócio. Existem vários bancos no Brasil que oferecem tanto empréstimos, quanto linha de crédito para um novo negócio. Os mais conhecidos são Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e também a Caixa Econômica Federal. Algumas dicas para conseguir que o Banco aprove o seu empréstimo ou linha de crédito é apresentar um bom plano de negócios, possuir os registros financeiros organizados e apresentar os mesmos, além de se preparar para oferecer garantias se necessário.

Parcerias Estratégicas

Alguns empresários também preferem optar por desenvolver parcerias estratégicas, assim a ideia é fazer acordos com outras empresas. Esses acordos podem ser de investimento, co-desenvolvimento ou qualquer outro tipo, desde que beneficie ambas. Os benefícios de optar por esse modelo é a divisão de riscos, o acesso a recursos e experiencias diferentes, além de muitas vezes conseguir alcançar novos públicos. Para conseguir esse tipo de parceria o primeiro passo é identificar possíveis colaboradores. Depois, você deve apresentar uma boa proposta e apresentar um acordo claro e de benefício mútuo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.