19/04/2024 às 10h59min - Atualizada em 19/04/2024 às 10h59min

Abril Verde chama atenção sobre saúde e segurança no trabalho

Movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

Foto: Divulgação
O movimento Abril Verde é uma iniciativa que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. Ele surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, estabelecido pela OIT (Organização Mundial do Trabalho) em 28 de abril.

Dados do SmartLab (Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho), ferramenta criada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT Brasil (Organização Internacional do Trabalho), indicam que entre 2012 e 2022, 25.492 trabalhadores vieram a óbito em acidentes de trabalho no Brasil. Além disso, mais de 6 milhões de CAT (Comunicações de Acidentes de Trabalho) foram registradas nesse período.

Conforme um estudo realizado em 2022 pelo Ministério Público do Trabalho, o Estado de São Paulo registra o maior número de acidentes de trabalho em todo o país, acumulando mais de 204 mil notificações, o que representa cerca de 35% do total em âmbito nacional. A capital paulista lidera a estatística em escala municipal, com 51.233 acidentes.

Diante desse cenário, o Ministério do Trabalho desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Leandro Della Dea, fala sobre a área e seu principal desafio. “A importância da Segurança do Trabalho é tratar a relação entre funcionário e empresa, resguardando o trabalhador quanto à saúde e instruindo a empresa pelo lado empresarial. Temos a parte trabalhista, de processo e a vida do trabalhador. O desafio do dia a dia é você implementar nas empresas o quão fundamental é preservar esse cuidado e também ressaltar isso ao funcionário”, explica o profissional.

Leandro trabalha há 16 anos na área, iniciou sua carreira como Técnico em Segurança do Trabalho e hoje é Engenheiro de Segurança do Trabalho, com especialização em Higiene Ocupacional. Há uma década, Della Dea é proprietário da LD GROUP, empresa sediada em São Roque, que há 2 anos iniciou os atendimentos em medicina ocupacional na região.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.