19/04/2024 às 10h36min - Atualizada em 19/04/2024 às 10h36min

Empresário cai em golpe do falso gerente de banco em São Roque

O caso foi registrado na Delegacia Municipal

Por Ana Laura Gonzalez
Foto: Carlos Mello
Um empresário, morador de São Roque, estava trabalhando quando recebeu a ligação de uma pessoa que se passava por funcionário de um banco em que ele é cliente. Em entrevista ao Jornal da Economia, o homem, que terá seu nome preservado, conta que o primeiro contato ocorreu na semana passada, mas, devido à sobrecarga de tarefas, passou a ligação a um funcionário de sua empresa, que atendeu e conversou com a pessoa.

“Após desligar o telefone, o funcionário me falou que era um novo gerente de conta jurídica da empresa que se identificou como Luiz. Eu achei estranho, pois não estava sabendo de nenhuma mudança no banco. Só que no final de semana, esse meu funcionário foi até o banco para buscar um documento e aí eu falei para ele perguntar se essa troca de gerente tinha procedência e para perguntar o nome dele”, contou o empresário, que recebeu a confirmação de que sua conta jurídica tinha um novo gerente com o mesmo nome da pessoa que ligou.

A pessoa voltou a fazer contato com o cliente do banco na última segunda-feira (15) e, após verificar a mudança ocorrida no banco, o empresário se sentiu confortável para atender a ligação.

“Ele se apresentou novamente como gerente e, diante das circunstâncias, eu já estava acreditando que a pessoa realmente fazia parte do banco. Ele conversou comigo, perguntou como estavam as coisas na empresa e se eu precisava de alguma coisa, aí eu disse que estava tudo bem. Logo em seguida, ele falou que tinha a boa notícia de que, para alguns clientes, o banco estava isentando sua tarifa, e eu achei ótimo”, continuou a vítima.

De acordo com a pessoa, para habilitar essa função o cliente teria que acessar o aplicativo e clicar em uma das abas presentes. Após explicar o procedimento, o golpista pediu para que fosse digitada uma frase em um campo aberto da plataforma.

“Ele não solicitou número de conta, nem qualquer outra informação, e ele sabia o nome do gerente. Na hora eu estava confiando na veracidade daquilo, então entrei no aplicativo e fiz o que ele me pediu. No mesmo instante, apareceu na tela que era para eu realizar a validação digital e, assim que eu concluí o processo, ele entrou na minha conta e fez um estrago”, disse o empresário.

Depois do alto prejuízo e por orientação do banco, o cliente então fez um boletim de ocorrência na Delegacia de São Roque, além de escrever uma carta a mão explicando o ocorrido. “O banco me passou o relatório de todas as contas que receberam o dinheiro. Eles fizeram várias transferências picadas de Pix e o banco me passou toda essa relação para eu levar à delegacia. No momento, a agência está dando amparo e agora ela vai mandar lá para a diretoria do banco para analisarem e verem o que pode ser feito. Estou aguardando a resposta deles”, afirmou.

Para o empresário, a ação criminosa serve como um alerta para a população. “A partir de agora, não vou conversar mais nada sobre banco ou cartão de crédito, por telefone. Se tiver que falar com o gerente, eu marco um horário e vou até o banco. A gente tem que tomar muito cuidado, porque infelizmente ficamos vulneráveis com esses golpes”, finalizou ele.

Dados do Banco Central revelam que 2,5 milhões de “golpes do pix” foram aplicados no Brasil em 2023. A forma de pagamento mais usada no país é um facilitador de transações — sejam elas seguras ou não.

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