05/04/2024 às 11h22min - Atualizada em 05/04/2024 às 11h22min

9ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo será realizada em São Roque

Assim como nos anos anteriores, a ação está sendo organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas

Por Ana Laura Gonzalez
Fotos: Divulgação
Em homenagem ao Dia Mundial do Autismo (02 de abril), a 9ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo será realizada na manhã do próximo domingo, 07 de abril, e reunirá parte da população são-roquense na Avenida Bandeirantes, local onde os munícipes se concentrarão para iniciar o percurso, que seguirá pelo centro da cidade e termina na Praça da Matriz. A ação está sendo organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Roque (AMAIS São Roque).

“Optamos por um trajeto curto, com a intenção de tornar a participação acessível a todos, especialmente às crianças. É importante ressaltar que este não é um evento esportivo, mas sim um momento de união e reflexão sobre a inclusão”, afirma Fernando Leonid, presidente da AMAIS.

O grupo vem realizando este evento desde 2014, e a iniciativa foi tomada com o objetivo de promover a discussão sobre o autismo e a importância da inclusão.

Autismo
O transtorno do espectro autista (TEA) se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Ainda que todas as pessoas com TEA dividam essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades distintas. Deste modo, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem evidentes para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo da vida.

A síndrome pode ser identificada através dos sintomas que podem ser: ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental, portador voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação e tem comprometimento da compreensão.

O diagnóstico de autismo é feito por meio da observação de um médico e também da realização de alguns testes de diagnóstico. O transtorno pode ser, por vezes, quase que imperceptível e pode confundir-se com timidez, ausência de atenção ou excentricidade, como ocorre em certos casos de autismo leve. Em caso de qualquer suspeita, é importante levar a criança ao médico para que ele avalie o desenvolvimento e o comportamento dela, podendo indicar o que ela tem e como tratar.

Sobre a AMAIS
A Associação AMAIS São Roque se dedica exclusivamente ao apoio às famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho é focado em proporcionar suporte e acolhimento às famílias, especialmente aquelas que acabaram de receber o diagnóstico de autismo. Através de uma variedade de iniciativas, como rodas de conversa, caminhadas, conscientização nas redes sociais, palestras informativas e cursos de capacitação, a AMAIS busca criar um ambiente de compreensão e assistência integral.

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Roque não recebe qualquer tipo de ajuda financeira do poder público, seja municipal, estadual ou federal. Para manter as suas atividades em funcionamento, a AMAIS conta com eventos como a barraca do morango durante a festa de São Roque e apoio da iniciativa privada.

O compromisso da associação é continuar oferecendo suporte e recursos às famílias afetadas pelo autismo, promovendo uma comunidade mais inclusiva e acolhedora para todos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.