25/03/2024 às 13h13min - Atualizada em 25/03/2024 às 13h13min

Março Azul-Marinho: mês de prevenção ao câncer de intestino

Desenvolvimento da doença pode ser evitado através da colonoscopia

Foto: Divulgação
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é um dos tipos de tumor mais comuns no Brasil. A estimativa é de 45.630 casos por ano no país no triênio de 2023 a 2025 - esses números representam um risco estimado de quase 21 diagnósticos a cada 100 mil homens e 21,41 a cada 100 mil mulheres.  Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a campanha Março Azul-Marinho, que alerta sobre os fatores de risco e principais sintomas. 
 
Prevenção e diagnóstico
 
Um dos pontos da campanha Março Azul-Marinho diz respeito à prevenção do câncer colorretal, visto que os principais fatores de risco são evitáveis e corrigíveis. Os principais deles, segundo Dr. Frederico Rocha, oncologista do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), são: sedentarismo, sobrepeso e obesidade, alimentação pobre em fibras e rica em carnes processadas, além de tabagismo e alcoolismo. "Podemos avaliar que esses fatores de risco são evitáveis e corrigíveis com hábitos saudáveis. Portanto, mãos à obra. Há também exames que podem ser feitos periodicamente e que ajudam a detectar, mesmo nos estágios mais iniciais, pólipos que podem evoluir para câncer", explica o oncologista.
 
O médico salienta que, de modo geral, a orientação é que adultos a partir dos 45 anos devem conversar com seu médico sobre padrões de vida e histórico familiar, a fim de avaliar os riscos para a doença. "A depender dessa análise, o médico poderá orientar sobre a realização de exames de rastreamento, como colonoscopia, retossigmoidoscopia flexível ou colonografia por tomografia e teste para sangue oculto nas fezes", orienta. 
 
A importância da colonoscopia
 
Quando se fala em câncer de intestino, o diagnóstico precoce, feito através da colonoscopia, tem grande importância. O procedimento é o mais eficiente para diagnosticar lesões na região intestinal, antes mesmo que elas se tornem cancerígenas, como afirma Dr. Gustavo Rosa de Almeida Lima, colonoscopista do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES). 
 
"A colonoscopia tem um papel importantíssimo no diagnóstico deste tipo de câncer, uma vez que consegue detectá-lo precocemente, assim como lesões pré-malignas, os chamados pólipos intestinais, mesmo em pessoas sem qualquer sintoma", explica. Já em pacientes com o diagnóstico da doença, a colonoscopia possibilita o acompanhamento dos casos, marcações de lesões para tratamento cirúrgico e ainda traz conforto em casos paliativos obstrutivos.
 
Apesar de crucial para a detecção da doença, existe muita desinformação a respeito da colonoscopia. "É um exame indolor. Sendo assim, o paciente não sente nenhum desconforto durante o procedimento, pois estará sob efeito da anestesia", explica o colonoscopista. Geralmente é indicado quando o paciente apresenta algum sintoma relacionado ao intestino, como sangue nas fezes, dor abdominal, diarreia ou constipação. Mas também pode ser utilizado para rastreio em pessoas assintomáticas. 
 
Sintomas da doença
 
Apesar de o câncer colorretal apresentar-se como uma doença inicialmente silenciosa e, muitas vezes, sem sintomas aparentes, alguns servem como alerta, tais como: diarreias persistentes, afilamento das fezes, gases, constipação persistente, cólica, presença de sangue nas fezes, além de fadiga, perda de peso sem razão aparente e anemia crônica. "Fique atento, pois, quanto antes o diagnóstico for feito, melhores são as chances de plena cura. É importante frisar que esses sintomas podem ocorrer não somente no câncer colorretal. Por isso é importante a avaliação de um médico caso a pessoa apresente estes sintomas", indica o oncologista.
 
Tratamento
 
Caso seja confirmado o diagnóstico de câncer colorretal, atualmente há diversas possibilidades de tratamentos disponíveis. "No geral, o tratamento inicial mais utilizado é a cirurgia, que irá retirar a região intestinal afetada pelas células cancerosas. As técnicas médicas evoluíram muito nas últimas décadas e esse tipo de cirurgia é muito menos invasivo do que já foi anteriormente. O paciente terá menos desconforto no pós-cirúrgico e se recuperará de forma mais rápida do que ocorria há 15 ou 20 anos", explica Dr. Frederico. Além da cirurgia, também podem ser empregadas quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapias-alvo a fim de destruir as células cancerosas, tanto de forma independente quanto em conjunto com o tratamento cirúrgico.
 
Sobre o Hospital Evangélico de Sorocaba
 
O Hospital Evangélico de Sorocaba tem 88 anos de história, tradição e credibilidade e conta com Pronto Atendimento Adulto ágil em várias áreas, inclusive ortopedia e oncologia. Possui ambulatório médico em diversas especialidades, centros cirúrgicos e unidade de terapia intensiva (UTI). Com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o Hospital Evangélico compõe o hub de serviços em saúde da Hospital Care para Sorocaba e região.
 
Sobre o Instituto de Oncologia de Sorocaba
 
Referência há 28 anos em quimioterapias e infusões oncológicas e não oncológicas, o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), junto com o Hospital Evangélico de Sorocaba, integra o hub Sorocaba da Hospital Care, uma das maiores administradoras de serviços de saúde do país.
 
O Instituto possui uma equipe multidisciplinar altamente capacitada formada por médicos, farmacêuticos, nutricionista, psicóloga e enfermeiros. Com estrutura completa, conta com quartos individuais e acolhedores e atendimento humanizado.
 
O IOS tem acreditação internacional de qualidade pela ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) desde 2021. Foi a segunda instituição de oncologia no país a obter esta certificação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.