22/03/2024 às 11h26min - Atualizada em 22/03/2024 às 11h26min

Cartilha sobre síndrome de Down é lançada em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa

O manual detalha diretrizes e informações fundamentais para famílias que acolhem um recém-nascido com síndrome de Down, promovendo a importância de um ambiente acolhedor e inclusivo ao longo da vida

Foto: Divulgação
No Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), em colaboração com o Instituto Mauricio de Sousa, lançou o manual “Orientações e Cuidados para Familiares de Pessoas com Síndrome de Down” em cerimônia realizada em frente ao Centro de Informações à Pessoa com Deficiência na estação Tatuapé da CPTM e Metrô, na capital paulista. O material é enriquecido pela presença de personagens da Turma da Mônica e tem como figura central a personagem Tati, inspirada em Tathi Piancastelli, atriz e influenciadora digital com síndrome de Down.

O manual detalha diretrizes e informações fundamentais para famílias que acolhem um recém-nascido com síndrome de Down, promovendo a importância de um ambiente acolhedor e inclusivo ao longo da vida. Os temas abordados incluem esclarecimentos sobre a síndrome de Down, maternidade, conselhos para a amamentação, exames importantes, intervenção precoce, vacinação, cuidados com a saúde, educação, linguagem apropriada, direitos e luta contra o preconceito.

"No Dia Internacional da Síndrome de Down, temos a alegria de lançar este guia com a Turma da Mônica para promover a inclusão e o respeito pelas pessoas com síndrome de Down. Este material, protagonizado pela inspiradora Tati, é um recurso valioso não apenas para informar, mas também para encorajar a empatia e o apoio na sociedade. É um passo importante em nosso compromisso de construir uma comunidade mais justa e inclusiva. Convido todos a explorarem e compartilharem este guia, ajudando-nos a avançar na direção de um mundo onde todos são valorizados por suas habilidades únicas”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão, Milena, Jeremias, além de Luca, um menino que usa cadeira de rodas e é aficionado por basquete, e Sueli, uma menina surda e entusiasta dos esportes, também figuram no manual.

A elaboração do guia contou com a expertise da pediatra Ana Cláudia Brandão, integrante do Comitê Técnico-Científico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e presidente do Núcleo de Estudos sobre a Criança e Adolescente com Deficiência da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Sobre a síndrome de Down
Caracterizada por uma alteração genética específica, a síndrome de Down resulta de uma cópia adicional do cromossomo 21, também conhecida como Trissomia 21. Essa particularidade cromossômica acarreta características físicas distintas e um comprometimento cognitivo que influencia a capacidade de aprendizado, adaptando-se a um ritmo próprio de ensino. No Brasil, a prevalência desta condição genética é estimada em 1 a cada 700 nascimentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.