20/03/2024 às 13h38min - Atualizada em 20/03/2024 às 13h38min

De volta à escola: Saiba como jovens e adultos podem cursar ‘EAD’ da Educação de SP e concluir estudos

Estado de São Paulo tem 40 CEEJAs; confira a lista com o mais próximo de sua residência

Foto: Divulgação / SEDUC-SP
A pesquisa “Juventudes fora da escola” divulgada recentemente pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Datafolha mostra que 73% dos jovens que abandonaram a educação básica têm a intenção de voltar às aulas. Para estudantes de 40 localidades do estado de São Paulo, uma modalidade de educação à distância pode apoiar jovens e adultos a concluírem o Ensino Fundamental e Ensino Médio: os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).
 
Em 2024, cerca de 43 mil estudantes estão matriculados nesses 40 centros. Para se matricular no CEEJA, qualquer pessoa com 18 anos ou mais pode realizar a inscrição presencialmente nesses centros (confira lista abaixo) apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência. 

No CEEJA, ainda é possível apresentar documento de próprio punho informando o endereço e comprovante de escolaridade, em caso de ausência do histórico escolar. 

Diferença entre EJA e CEEJA 

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio da EJA ou CEEJA em 2024. 

Na EJA, é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. São aulas presenciais em escolas regulares e os alunos precisam ter 15 anos para cursar anos finais do Ensino Fundamental, e 18 anos para o Médio, e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno.

Já nos CEEJAs, o diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula. Nos Centros, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. O estudante não é obrigado a frequentar o CEEJA todos os dias e em horários determinados, mas pode frequentar a unidade sempre que sentir necessidade para tirar dúvidas com os professores e também para realizar provas.

As duas modalidades atenderiam parte dos entrevistados da pesquisa “Juventudes fora da escola”. A EJA atenderia aos 62% dos jovens que disseram que precisariam estudar no período noturno e os CEEJAs atenderiam a 17% das pessoas que disseram que voltaria a estudar se tivessem um horário flexível para o estudo.

Atualmente, há 40 CEEJAs no estado. Confira a lista abaixo:




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.