18/03/2024 às 14h37min - Atualizada em 18/03/2024 às 14h37min

BC deverá reduzir a taxa Selic em 0,50 p.p, até agosto, projeta Paraná Banco Investimentos

Taxa deve encerrar o ano em 9,25%

Canva
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne, na próxima terça-feira, 19 de março, para decidir sobre a taxa Selic. De acordo com o Paraná Banco Investimentos, a taxa terá mais uma redução de 0,50 p.p., passando para 10,75%.
 
Segundo Pedro Oliveira, tesoureiro do Paraná Banco Investimentos, o BC deve adotar um tom mais cauteloso nesta reunião, retirando o comprometimento de novas quedas de mesma magnitude nas próximas reuniões, trazendo mais tranquilidade para o colegiado diminuir os ritmos de corte, caso necessário. Isso porque a inflação vem surpreendendo negativamente as expectativas do próprio Banco Central, que nos últimos três meses (dezembro, janeiro e fevereiro), foi acima do projetado pela instituição.
 
O cenário internacional ainda é incerto, com os Bancos Centrais das principais economias sem saber ao certo quando irão começar os cortes de juros. Se os juros dos países desenvolvidos, principalmente os EUA, continuarem no patamar atual por muito tempo, é improvável que o nosso Banco Central possa reduzir a Selic abaixo de 9%.
 
“Infelizmente, o efeito da queda dos juros só irá refletir no bolso dos brasileiros alguns meses à frente, isto porque os empréstimos são precificados pela expectativa de quanto vai estar os juros daqui 1 ou 2 anos.  Com os desafios fiscais do Governo, que projeta novamente um déficit fiscal em 2024, a expectativa de juros no longo prazo está acima de 10%, fazendo com que os empréstimos aos brasileiros se mantenham com a mesma taxa, mesmo com a queda da Selic.”
 
 
Sobre o IPCA, que apresentou alta acima do esperado em fevereiro, Oliveira explica que é normal o mês de fevereiro ser de alta inflacionária, principalmente pelo setor de educação, que reajusta suas mensalidades no início do ano. Porém a inflação de serviços segue acima dos 5%, o que preocupa e pode ser o principal desafio para o Banco Central continuar o ritmo de queda na Selic, sendo assim o IPCA de 2024 deve fechar em torno de 3,9%, acima do centro da meta do BC.
 
Em relação ao câmbio, o dólar deve terminar o ano de 2024 em torno de R$ 4,90, a depender muito da competitividade de investimentos no exterior. Se os juros americanos continuarem altos e as bolsas americanas continuarem subindo, teremos uma saída de investimentos do Brasil, que pressiona a nossa moeda.
 
Para os investidores, Oliveira diz que a renda fixa ainda é a melhor opção, porém recomenda-se os papéis pós-fixados neste cenário de incerteza quando a Selic no longo prazo.
 
Sobre o Paraná Banco  Banco privado com sede em Curitiba e mais de 40 anos, o Paraná Banco atua em dois segmentos: empréstimo consignado com PB Consignado e investimentos em renda fixa e variável com o Paraná Banco Investimentos. Também oferece produtos de seguros, por meio de sua controlada Junto Seguros, e gestão de recursos. Possui mais de 170 lojas físicas em todo o país e também possibilita a contratação de seus produtos por meio digital. Por atuar em uma combinação de operações de crédito consignado e seguros, possui elevados ratings, de acordo com as agências internacionais de classificação de risco, e oferece rentabilidade superior à do mercado para os investidores.
Acesse: https://www.paranabanco.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.