20/02/2015 às 09h52min - Atualizada em 20/02/2015 às 09h52min

Acerte na escolha da luminária

Fonte: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA) - Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA) - Foto: Reprodução / Internet

Muita gente não gosta das lâmpadas fluorescentes - compactas ou tubulares - que progressivamente substituem às tradicionais lâmpadas incandescentes. Com certeza, as fluorescentes não são sempre a melhor alternativa.

Assim, como a durabilidade desses modelos é menor, uma boa opção são as luminárias com lâmpadas do tipo LED. Para isso, é preciso seguir alguns passos:

1 – Defina o ambiente que será iluminado
Ex: quarto, sala, cozinha, banheiro, área de serviço

2 – Defina onde a luminária será instalada
• Para forro de gesso ou madeira opte por uma luminária de embutir.
• Para a instalação direta na laje escolha uma luminária de sobrepor.
• Para a iluminação decorativa em parede escolha uma arandela.
• Para a iluminação de tarefa escolha uma luminária de mesa.
• Para locais onde não haja energia elétrica, opte por uma luminária à pilha.

3 – Tenha em mente o efeito que pretende dar ao ambiente

Sala de estar
Local de relaxamento, reunião da família e recepção de amigos. Prefira iluminação com tonalidade mais amarelada (branco quente), seja por pontos de luz instalados diretamente no teto, seja por meio de arandelas nas paredes, que garantirão luz indireta, perfeita para uma atmosfera aconchegante.

Cozinha e Lavanderia
Em ambos os ambientes, desempenhamos muitas atividades. Portanto, é necessário que tenham iluminação abundante e, de preferência, tonalidade branca de luz (branco frio), que proporcionará sensação de limpeza e boa visualização de todos os utensílios domésticos. Caso você tenha armários posicionados logo sobre a pia, a instalação de uma luminária linear sob este armário será muito bem-vinda.

Quartos
Local íntimo, onde descansamos, nos arrumamos, lemos, enfim, praticamos uma série de atividades. Por este motivo, a iluminação deve ser versátil. Por se tratar de um local reservado especialmente para o descanso, dê preferência a tonalidades de luz amarelada (branco quente). A colocação de um ponto de luz geral diretamente no teto será muito útil para uso geral, mas não dispensa a necessidade de emprego de iluminação indireta, apropriada para que se veja um bom filme ou ouça música de forma relaxante, por exemplo. Esta iluminação indireta poderá ser feita por meio de arandelas nas paredes ou também luminárias de leitura e abajures. O eventual uso de fitas de LED instaladas de forma oculta em móveis e sancas também garantirá luz tênue e agradável ao seu quarto.

Banheiros e Lavabos
Para estes ambientes, de dimensões reduzidas e uso constante, prefira iluminação geral abundante e preferencialmente branca (branco frio), que aumentará a sensação de limpeza.

Garagem
Muitas vezes, este ambiente é o primeiro local da casa onde entramos. Por este motivo deve estar bem iluminado, principalmente por questões de segurança. Adote iluminação geral generosa, com tonalidade de sua preferência (luz amarela ou branca). O uso de sensores de presença junto de luminárias de LED será muito útil.

4 – Analise a luminosidade das luminárias
• Compare a quantidade de luz entre um modelo e outro.
• Defina a cor da luz que mais lhe agrada, de branca ou amarela.

A cor da luz poderá também combinar com a decoração de seu espaço. Ambientes clean combinam com luz branca. Decoração com tons quentes ficam mais destacados com luz amarela.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.