28/02/2024 às 23h41min - Atualizada em 28/02/2024 às 23h41min

Compositor são-roquense dá sequência em projeto com estudantes da rede municipal

O "Histórias Mal Contadas" consiste na gravação de um álbum autoral de Mário Sérgio Barroso e revisita aspectos estruturais da história do Brasil

Essa semana o compositor de São Roque, Mário Sérgio Barroso, codinome Mar Rio, realizou quatro rodas de conversa com estudantes do 8° e 9° ano da Escola Municipal Carmem Lúcia Blanco Carvalho de Brito, na Vila Amaral.
 
A ação faz parte do projeto Histórias Mal Contadas, produzido com recursos da Lei Municipal nº 4.084 de 14 de outubro de 2013, que dispõe sobre a Lei de Incentivo à Cultura e a Criação do Fundo de Cultura Municipal. O projeto consiste na gravação de um álbum autoral do compositor e revisita aspectos estruturais da história do Brasil: a repressão do Estado, a resistência dos movimentos sociais e a violência do mercado de trabalho.
 
Na ocasião, crianças e jovens ouviram as canções do álbum e foram convidadas a refletir sobre como os fatos históricos impactam e se relacionam com a cidade, bem como qual a importância dos movimentos sociais na construção da democracia.
 
O compositor Mar Rio utilizou como fontes de pesquisa trabalhos do Movimento Negro Unificado (MNU), Fundação Cultural Palmares, textos de Lélia Gonzalez, Sílvio de Almeida, Djamila Ribeiro, entre outros. O artista também privilegiou o trabalho do historiador Júlio Schneider, responsável por resgatar importantes movimentos de resistência negra e indígena em São Roque, como a revolta de indígenas do Sítio Santo Antônio (1652) e a insurreição negra de José Cabinda (1854).
 
O EP Histórias Mal Contadas será disponibilizado nas principais plataformas de streaming de música no mês de março. Para acompanhar as ações do projeto, siga o perfil do artista no Instagram e Facebook: @mar._rio

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.