09/02/2024 às 16h22min - Atualizada em 09/02/2024 às 16h22min

Loja Maçônica Labor completou 110 anos de Fundação

Após os trabalhos, obreiros e convidados se reuniram no Salão de Banquete para um coquetel

Venerável Celso Tashiro recebe placa comemorativa das mãos do Sereníssimo Grão Mestre Fernando Fernandes - Foto: Divulgação
Há 110 anos, no dia 31 de janeiro de 1914, na cidade de São Roque, o ferroviário Augusto Montaventi semeou em solo fértil semente que germinou e gerou frondosa árvore. Dela, frutos ainda se multiplicam além fronteira, saciando a fome de quem procura seguir os caminhos da vida entre irmãos, da fraternidade e da solidariedade. À sua sombra, obreiros repousam o merecido descanso após extenuante e desafiante, porém, realizadora tarefa.

Assim nasceu a Loja Maçônica Labor. Das mãos do pintor italiano, que das oficinas da Sorocabana, deu cores ao seu ímpeto de oferecer aos outros, um pouco de si. Do seu trabalho, das atividades sociais e culturais que entusiasmava, “foi o responsável por reunir os Maçons espalhados por solo são-roquense para aqui fundarem uma Loja”. Buscou nas Oficinas da estrada de ferro, homens livres e de bons costumes e, assim, passaram a trabalhar por um único ideal. “Montaventi foi a força motriz sem a qual a Loja ‘Labor’ não haveria existido”.

E para lembrar e comemorar tão especial acontecimento, na 4ª feira, 31 de janeiro, Obreiros da Loja Maçônica Labor reuniram-se em Sessão Magna Branca Comemorativa na companhia de familiares; Autoridades Maçônicas, com destaque à presença do Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente Paulista Fernando Fernandes que foi acompanhado pelo Grande Secretário de Relações do Interior da Macro X Eduardo de Almeida Soeiro, os Delegados da 49ª RM Antonio Benedito Fonseca e da 66ª RM João Antonio Siqueira; Irmãos visitantes; autoridades municipais e convidados para celebrar a passagem do 110º Aniversário de Fundação.

O Orador da Loja, Alexandre Schumann Thomaz, fez um detalhado relato sobre Augusto Motaventi e de sua luta para fundar – na companhia de outros 12 Maçons, dos quais 11 eram ferroviários da então Sorocabana – a Loja Labor de São Roque.

Sob a direção do Venerável Celso Tashiro, prestaram-se homenagens a ex-Veneráveis Mestres presentes que receberam Medalha Comemorativa e que muito bem representaram todos aqueles que conduziram os trabalhos da Labor através dos anos. Uma justa homenagem para lembrar que preceitos da Loja Maçônica estão embasados no trabalho, na união e harmonia entre irmãos.

Após os trabalhos, todos se reuniram no Salão de Banquete para um coquetel.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.