26/01/2024 às 15h00min - Atualizada em 26/01/2024 às 15h00min

Moradores dizem que bairro Campininha está abandonado

Munícipes têm entrado em contato com a nossa reportagem para reclamar sobre a ausência de reparos na localidade, que principalmente em épocas de chuva passa por precariedade e transtornos quanto à locomoção de populares pela falta de asfaltamento

Por Ana Laura Gonzalez
Fotos: Divulgação
Nas últimas semanas, moradores do bairro Campininha de Baixo têm entrado em contato com a nossa reportagem para reclamar sobre a ausência de reparos na localidade, que principalmente em épocas de chuva passa por precariedade e transtornos quanto à locomoção de populares pela falta de asfaltamento.

Um munícipe, que terá seu nome preservado por esta reportagem, lembrou que o prefeito da cidade, Guto Issa, prometeu em entrevista que até o final de seu mandato, o bairro estaria devidamente asfaltado.

Em um vídeo compartilhado com o Jornal da Economia, o homem passa pela Estrada Turística da Capela e mostra as condições que o local apresenta atualmente. “Olha a situação da nossa estrada... O mato já está tomando conta de tudo. Uma estrada que antes abria passagem para dois carros, hoje abre apenas para um. A gente entende que choveu, mas está tudo abandonado. O que está acontecendo? Até quando isso vai ficar assim? O mandato termina este ano e nada vai acontecer?”, questionou ele.

No entanto, outra moradora explica que bem próxima a essa estrada, há uma obra da Sabesp de captação e tratamento de esgoto que também não fica pronta e compromete a estrutura da área.

“Eu moro aqui há 19 anos e, desde 2022, acompanho de perto a movimentação em torno dessa obra, que não vemos qualquer evolução. Eles até mexem aqui, mas há quase 2 anos não observamos nada além de abrirem e fecharem buracos. Uma vez, por conta disso, parte da nossa estrada cedeu e inclusive já tivemos enchente aqui”, afirmou a mulher, destacando que as condições da estrada estão cada vez piores.
“Nós já conversamos com o prefeito. No final de 2022 ele veio até a associação do bairro e falou tudo que ele ia fazer, mas até agora são só promessas. O Guto é muito aberto para conversas, foi muito bom ele vir e ouvir a população porque isso nunca aconteceu no nosso bairro. É um bairro realmente muito esquecido e nunca olharam para cá, sendo que nós também pagamos impostos. Eu não sei de quem é a culpa, na verdade, mas acredito que a nossa estrada esteja amarrada a essa obra da Sabesp e nós precisamos de um posicionamento. Já tem dois anos que eles estão mexendo lá e a nossa estrada vive precária”, finalizou a munícipe.

O JE questionou a Prefeitura de São Roque sobre as demandas apresentadas pela população e, em resposta, o Departamento de Planejamento e Meio Ambiente não deu qualquer previsão para reparo, mas informou que “a região do bairro Campininha de Baixo está inserida no cronograma de projetos de pavimentação da cidade”.

A administração municipal disse ainda que, neste momento, o município conta com projetos já protocolados junto a Emendas Parlamentares na busca por recursos para que sejam realizadas melhorias na região.

“É importante esclarecer que São Roque segue recebendo obras em diversas regiões, através do Programa Mais Asfaltos para Todos, maior iniciativa de pavimentação e recape da história da cidade. Em menos de 3 anos, a ação já atuou em mais de 30 vias municipais, que foram pavimentadas e recapeadas, levado infraestrutura, mobilidade e segurança para diversas regiões da cidade, como São João Novo, Saboó, Jardim Santa Vitória, Santo Antônio, Vila Nova, Maylasky, Guaçu, Mombaça, entre outros”, ressaltou o governo são-roquense.

Nossa redação também entrou em contato com a Sabesp para saber mais detalhes sobre a obra e sua expectativa de conclusão. Veja a resposta na íntegra a seguir.

“A Sabesp informa que a obra citada está com os trabalhos em andamento e tem entrega prevista para junho de 2024. O empreendimento consiste na implantação de sistema de esgotamento sanitário do bairro, com assentamento de tubulações e redes coletoras, construção de duas estações elevatórias para bombeamento do esgoto coletado, entre outros serviços. A obra vai beneficiar diretamente cerca de 2 mil moradores da região com mais qualidade de vida e contribuir com a preservação do meio ambiente”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.