As conversas públicas sobre o tema economia na web e na mídia brasileira foram dominadas por uma mistura de expectativa e tristeza durante a primeira semana de 2024, de acordo com o último Relatório do Clima Emocional da Latam Intersect PR, ferramenta que é uma espécie de ‘’Raio-X dos sentimentos’’ que permeia o noticiário e os sentimentos na internet. No entanto, também foi detectada uma discrepância notável entre as emoções refletidas nas conversas na média de notícias de 30 dias, período no qual o medo desempenhou um papel fundamental nas conversas online, ocupando o terceiro lugar e, algumas vezes posicionando-se como a segunda maior emoção. Já o noticiário registrou apenas expectativa e tristeza.
Os dados foram gerados pelo parceiro estratégico da agência, Delta Analytics BV, cujas plataformas acompanharam todas as conversas nas redes sociais sobre o assunto no Brasil de domingo, 31 de dezembro, a domingo, 7 de janeiro.
Como pode ser comprovado nos dois gráficos acima, tanto as conversas online como as de notícias mostram picos semelhantes de expectativa na terça-feira, 2 de janeiro, seguidas de picos de tristeza na sexta-feira, 5 de janeiro. No entanto, enquanto a média de notícias de 30 dias termina a primeira semana de 2024 com um pico de expectativa no domingo, 7 de janeiro, a Web (Pública) registra um pico igualmente forte, mas de tristeza.
Ele acrescenta: “Sabemos que o sentimento popular é tão importante quando se trata de especulação econômica, por isso talvez as notícias estejam, consciente ou inconscientemente, optando por reduzir o ‘medo’ nesse momento. Para muitos investidores, a economia brasileira parece uma forte aposta para 2024, com a previsão de que a Bovespa atingirá novos patamares. Ainda não se sabe se isso acontecerá e se o desempenho do mercado de ações será traduzido em benefícios diários para os brasileiros.”
“O que é fascinante sobre o ECR é o fato de não ser prescritivo - ele apenas ouve - mas também oferece aos analistas a oportunidade de se aprofundar para compreender as fontes e motivações por trás dessas emoções, além de como diferentes meios de comunicação, plataformas e tópicos de conversa influenciam como o público e as notícias comunicam seus sentimentos online”, conclui Roger.
Sobre a Delta Analytics BV (DA BV) e Relatórios de Clima Emocional (ECR)
A Delta Analytics BV é especializada em otimização de empatia baseada em dados. A equipe de investigadores da DA BV trabalha na compreensão e aplicação do princípio da empatia – ver o mundo como os outros o veem (independentemente de concordar ou, mesmo, compreendê-los). Este trabalho envolve fonte de informações, pesquisa não condicional, bem como medição e comparação de fatores humanísticos como emoções associadas a diferentes questões, sem realmente influenciá-las.
Sobre a LatAm Intersect PR
A LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina.’'Intersect' refere-se ao nosso princípio central: num mundo de big data e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas nos seus termos, de informá-las e persuadi-las de um ponto de vista específico através de relacionamentos, evidências e discussões é mais importante para as empresas do que nunca. Ajudamos os clientes a alavancar suas interseções com públicos que vão desde clientes e funcionários até parceiros de negócios e investidores em toda a região.