15/01/2024 às 15h04min - Atualizada em 15/01/2024 às 15h04min

Na primeira semana de 2024, tristeza e expectativa dominaram conversas online dos brasileiros em relação ao tema economia

De acordo com o Relatório do Clima Emocional, ferramenta que mede as emoções em torno de temas, medo também foi detectado na média de 30 dias

As conversas públicas sobre o tema economia na web e na mídia  brasileira foram dominadas por uma mistura de expectativa e tristeza durante a primeira semana de 2024, de acordo com o último Relatório do Clima Emocional da Latam Intersect PR, ferramenta que é uma espécie de ‘’Raio-X dos sentimentos’’ que permeia o noticiário e os sentimentos na internet. No entanto, também foi detectada uma discrepância notável entre as emoções refletidas nas conversas na média de notícias de 30 dias, período no qual o medo desempenhou um papel fundamental nas conversas online, ocupando o terceiro lugar e, algumas vezes posicionando-se como a segunda maior emoção. Já o noticiário registrou apenas expectativa e tristeza.

 

Os dados foram gerados pelo parceiro estratégico da agência, Delta Analytics BV, cujas plataformas acompanharam todas as conversas nas redes sociais sobre o assunto no Brasil de domingo, 31 de dezembro, a domingo, 7 de janeiro.
 

Como pode ser comprovado nos dois gráficos acima, tanto as conversas online como as de notícias mostram picos semelhantes de expectativa na terça-feira, 2 de janeiro, seguidas de picos de tristeza na sexta-feira, 5 de janeiro. No entanto, enquanto a média de notícias de 30 dias termina a primeira semana de 2024 com um pico de expectativa no domingo, 7 de janeiro, a Web (Pública) registra um pico igualmente forte, mas de tristeza.

 
“Embora a tristeza e a expectativa sejam emoções fortes por si só, é realmente interessante ver como o ECR captou esse 'fator medo' entre as conversas on-line não representadas na mídia”, comenta Roger Darashah, codiretor da Latam Intersect PR. “O desempenho da economia em 2023 foi uma agradável surpresa para muitos, com a inflação diminuindo a níveis administráveis e o crescimento do PIB superando as projeções. Mas 2024 parece destinado a ser um ano ‘desafiador’ para o país, conforme previsto pelo Banco Mundial.”
 

Ele acrescenta: “Sabemos que o sentimento popular é tão importante quando se trata de especulação econômica, por isso talvez as notícias estejam, consciente ou inconscientemente, optando por reduzir o ‘medo’ nesse momento. Para muitos investidores, a economia brasileira parece uma forte aposta para 2024, com a previsão de que a Bovespa atingirá novos patamares. Ainda não se sabe se isso acontecerá e se o desempenho do mercado de ações será traduzido em benefícios diários para os brasileiros.”

 

“O que é fascinante sobre o ECR é o fato de não ser prescritivo - ele apenas ouve - mas também oferece aos analistas a oportunidade de se aprofundar para compreender as fontes e motivações por trás dessas emoções, além de como diferentes meios de comunicação, plataformas e tópicos de conversa influenciam como o público e as notícias comunicam seus sentimentos online”, conclui Roger.

 

Sobre a Delta Analytics BV (DA BV) e Relatórios de Clima Emocional (ECR)

A Delta Analytics BV é especializada em otimização de empatia baseada em dados. A equipe de investigadores da DA BV trabalha na compreensão e aplicação do princípio da empatia – ver o mundo como os outros o veem (independentemente de concordar ou, mesmo, compreendê-los). Este trabalho envolve fonte de informações, pesquisa não condicional, bem como medição e comparação de fatores humanísticos como emoções associadas a diferentes questões, sem realmente influenciá-las.

 

Sobre a LatAm Intersect PR

A LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina.’'Intersect' refere-se ao nosso princípio central: num mundo de big data e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas nos seus termos, de informá-las e persuadi-las de um ponto de vista específico através de relacionamentos, evidências e discussões é mais importante para as empresas do que nunca. Ajudamos os clientes a alavancar suas interseções com públicos que vão desde clientes e funcionários até parceiros de negócios e investidores em toda a região.

 

www.latamintersectpr.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.