06/01/2024 às 18h29min - Atualizada em 06/01/2024 às 18h29min

Relações sociais de forma presencial são fundamentais para a saúde mental

A importância de conexões desse tipo ganha mais destaque neste mês do Janeiro Branco, quando ocorre a campanha de conscientização para o bem-estar da mente

Foto: Freepik
Em um mundo cada vez mais conectado, em que grande parte das interações humanas ocorre digitalmente, os cuidados com a saúde mental não podem ser negligenciados. Neste mês do Janeiro Branco, campanha de conscientização sobre a importância de manter a mente saudável, especialistas fazem um alerta especial sobre a relevância das relações sociais físicas entre amigos, vizinhos ou familiares, consideradas essenciais para viver bem.

De acordo com a psicóloga Rita de Cassia Rezende Maciel, do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS) todo ser humano precisa do outro para se relacionar e para se autoconhecer. “A qualidade das relações se fundamenta nas ‘amizades de verdade’, aquelas em que podemos olhar nos olhos, segurar nas mãos, chorar ou rir juntos. Temos que amar e nos sentir amados por pessoas reais”, afirma.



Atualmente, as redes sociais consomem uma parcela considerável do dia das pessoas, em geral. A velocidade com que as informações se propagam exige, muitas vezes, um grande esforço para acompanhá-las e se adaptar, o que pode gerar uma sobrecarga mental se não houver limites. “Cada pessoa tem necessidades, reações e formas de enfrentamento diferentes. Não é possível traçar um padrão único que sirva para todos quando se trata de se sentir saudável mental e emocionalmente”, pondera Rita.

Como cuidar da saúde mental
A psicóloga do IOS recomenda duas práticas saudáveis. A primeira é selecionar quais conteúdos da internet são relevantes para si e deixar de consumir os demais. A segunda é reservar um tempo do dia para se desligar do celular e do computador e dedicar um tempo para si mesmo. “É importante estabelecer um tempo para olhar para si mesmo e praticar o amor-próprio”, afirma Rita.

Outros hábitos também são importantes para se manter saudável mentalmente. Um dos principais é manter a saúde do corpo em dia e buscar uma atividade física que se adapte ao estilo de vida de cada um, ainda que seja uma breve caminhada de 30 minutos algumas vezes por semana. Rita orienta também a evitar a automedicação, visitar periodicamente o seu médico para manter os exames preventivos em dia e, é claro, cultivar relacionamentos físicos.

A psicóloga do IOS elenca, ainda, outras dicas que ajudam a manter a saúde mental: evitar o consumo excessivo de álcool; ter uma alimentação saudável; praticar a respiração profunda e buscar a predominância de sentimentos positivos, em detrimento dos negativos.

Sinais de alerta na saúde mental
O isolamento social e o abandono de hábitos saudáveis são sinais de alerta. É importante atentar-se também para sintomas como: taquicardia, medo, mudança no apetite (para mais ou para menos), problemas de memória, cansaço, irritabilidade excessiva, dúvidas em relação a si, insônia, angústia e sentimento constante que algo ruim vai acontecer.

Quando sinais como estes comprometem a rotina, é importante procurar um psicólogo ou médico para uma avaliação. “Cuidar da saúde mental é fundamental para uma vida plena”, orienta Rita.

Sobre o Instituto de Oncologia de Sorocaba
Referência há 28 anos em quimioterapias e infusões oncológicas e não oncológicas, o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), junto com o Hospital Evangélico de Sorocaba, integra o hub Sorocaba da Hospital Care, uma das maiores administradoras de serviços de saúde do país.

O Instituto possui uma equipe multidisciplinar altamente capacitada formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Com estrutura completa, conta com quartos individuais e acolhedores e atendimento humanizado.

O IOS tem acreditação internacional de qualidade pela ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) desde 2021. Foi a segunda instituição de oncologia no país a obter esta certificação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.