29/12/2023 às 14h15min - Atualizada em 29/12/2023 às 14h15min

Novas gerações mantêm viva a tradicional vinicultura do interior de São Paulo

Vinhos Sorocamirim está entre as mais antigas vinícolas de São Roque

Foto: Divulgação / Roteiro do Vinho
Com quase 70 anos de história e estabelecido no Roteiro do Vinho, a Vinhos Sorocamirim foi fundada em junho 1956 por Gentil de Moraes.

O nome é uma homenagem ao bairro em que está localizada, uma palavra de origem indígena que significa rio pequeno.

Gentil era filho de Achiles de Moraes e um dos principais ajudantes do pai na produção dos tradicionais Vinhos Guarani. Ao se casar, o jovem sentiu que era hora de realizar o sonho de ter sua própria vinícola e assim o fez.

Conforme a família cresceu, Gentil e a esposa Nancy puderam contar com a companhia e ajuda dos filhos. Um deles, Benedito Augusto de Moraes, é quem está à frente da Vinhos Sorocamirim hoje em dia.



Ele conta que acompanhar os processos de vinificação desde tão novo despertou nele o amor pela vinicultura e o desejo de manter viva uma tradição tão importante para sua família e para a cidade de São Roque.

Além da linha tradicional, a Vinhos Sorocamirim possui mais outras duas, a Monte Carlo, lançada nos anos 70, e a caçula Classic, lançada há dez anos.

Juntas, essas três linhas somam quase 150 mil litros de vinho por ano divididos em 20 rótulos produzidos a partir das variedades de mesa Seibel, Bordô, Isabel e Niagara e também das variedades europeias Merlot e Cabernet Sauvignon.

Atrações
O espaço está aberto todos os dias e oferece degustações gratuitas aos turistas que chegam em busca de um espaço acolhedor, vinho e bate-papo.

O atendimento muitas vezes é feito pelo próprio Benedito que está sempre junto da equipe da Sorocamirim e mantém a recepção hospitaleira como um dos atrativos que cativaram clientes e amigos ao longo de todos esses anos.

Seguindo uma outra tradição da cidade, Benedito também cultiva cerca de 20 mil pés de alcachofras que, com a plantação de girassóis, garante que a vista da vinícola entre os meses de setembro e novembro seja ainda mais encantadora.

Junto da loja de vinhos há também uma sorveteria artesanal que inclui a tradicional bebida como um dos principais ingredientes entre os sabores disponíveis.

Cachaças e doces artesanais também estão disponíveis no local. Aos domingos, a música ao vivo embala os grupos de visitantes e encoraja os mais animados a dançar pelo pátio arborizado.

Roteiro do Vinho
Estância turística desde 1990, a cidade de São Roque tem uma história centenária de vinicultura e uma riquíssima gastronomia. Passear pelo Roteiro do Vinho é uma oportunidade de vivenciar as tradições da cidade de perto, por meio das adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada.

Formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, o Roteiro do Vinho está a apenas 60 km de São Paulo, e é acessível por duas rodovias: a Raposo Tavares e a Castelo Branco.

Saiba mais
A Vinhos Sorocamirim está localizada na Estrada Achiles Augusto de Moraes, nº 707, altura do km 4,5 da Estrada do Vinho. Abre de segunda a sexta, das 9h às 16h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.

Para recepção de excursões é recomendado o agendamento.

Mais informações em www.roteirodovinho.com.br

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.