27/12/2023 às 21h04min - Atualizada em 27/12/2023 às 21h04min

Aluno de Etec desenvolve prótese para membros superiores amputados

Utilizando conceitos de eletromiografia e biomecânica, projeto tem como objetivo auxiliar na reabilitação de mãos e braços amputados

Foto: Divulgação
Na busca por avanços tecnológicos focados em impactar positivamente a vida das pessoas, um aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, destacou-se ao desenvolver um projeto inovador de prótese avançada para membros superiores amputados. A ideia de Samuel Andrade da Silva Lenso, estudante do curso técnico em Eletrônica, projeta uma nova era na reabilitação, combinando conhecimentos de biomecatrônica e de eletromiografia (EMG), técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas musculares.
 
O trabalho surgiu a partir do desejo de ajudar um amigo, que, devido a uma condição de nascença, não consegue controlar o braço direito. “Ele tem o membro atrofiado, mas as conexões nervosas musculares funcionam. Meu objetivo é poder presenteá-lo no futuro com uma solução que possa devolver o braço que ele não teve a vida toda”, explica Samuel.
 
Orientado pelos professores Marcelus Guirardello e Regina Kawakami, o projeto passou por diversas etapas. Inicialmente, um modelo 3D foi concebido, baseando-se em exemplos de mercado. Em seguida, foi aprimorado para oferecer maior conforto e praticidade durante o uso. O emprego da tecnologia de impressão 3D auxiliou na materialização da estrutura, seguida pela construção dos sistemas internos de controle de movimento dos dedos e do pulso.
 
O diferencial está na integração da leitura de ondas eletromiográficas, proporcionando um controle mais preciso. Utilizando estímulos gerados por músculos residuais ou circuitos nervosos ativos, a prótese apresenta uma resposta mais natural e eficiente, promovendo uma recuperação muscular mais eficaz, conforme a funcionalidade do membro original.
 
Superação e resiliência
 
Próximo às datas para inscrições em feiras de ciências, Samuel perdeu a parte escrita do trabalho devido à queima do disco rígido do computador e precisou recomeçar o processo. “Apesar do contratempo, o jovem superou as expectativas e conseguiu atingir as etapas propostas”, conta a professora Regina. O esforço valeu a pena e o projeto chegou a ser um dos finalistas da 11ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, competição que reúne trabalhos desenvolvidos por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico matriculados em escolas públicas e privadas das regiões metropolitanas de Campinas e Ribeirão Preto.
 
O professor Marcelus ressalta o conhecimento adquirido com a proposta. “A experiência prática de montar algo, fazer, criar e colocar a ‘mão na massa’, proporciona ao aluno um complemento muito grande ao que ele aprende nas aulas.”
 
Com o desenvolvimento do protótipo e outras pesquisas teóricas, o estudante acredita que será possível inserir a solução no mercado e transformá-la em um produto que irá contribuir para um futuro mais inclusivo e acessível a todos.
 
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.