22/12/2023 às 11h53min - Atualizada em 22/12/2023 às 11h53min

Retiradas de árvores em terreno da Santa Casa geram críticas de moradores

Divisão de Meio Ambiente informa que os cortes foram devidamente autorizados pela irmandade após sua avaliação e da Defesa Civil

Da Redação: Ana Laura Gonzalez
Fotos: Reprodução / Facebook
As retiradas de quatro árvores que aconteceram na Santa Casa de São Roque geraram reclamações de munícipes nas redes sociais nesta semana. O Jornal da Economia recebeu a denúncia de Guilherme Campos de Oliveira, que publicou sobre o ocorrido e fez críticas à administração municipal, bem como ao Projeto Arborização Mais Segura, ação da CPFL em parceria com a Prefeitura.

“Segue o descaso com o meio ambiente em São Roque. A vítima desta vez foi uma árvore centenária destruída na Santa Casa. Temos casos diversos da CPFL por toda cidade, cortes no Largo dos Mendes, descaso com cooperativa de reciclagem, que está parada e abandonada. Cidade de Infeliz!!!”, afirmou o munícipe em publicação.

Em seguida, internautas e moradores da cidade comentaram o post criticando a atual gestão.  “É a forma de gestão do quanto menos trabalho, melhor. Sem refletir as ações e uma busca rápida por resultados superficiais que apenas contribuem para o empobrecimento do planeta, do meio ambiente e de todos nós que o habitamos”, disse o internauta André Ribeiro.

O JE então questionou a Prefeitura de São Roque sobre o que motivou os cortes das árvores e, em resposta, a Divisão de Meio Ambiente de São Roque informou que as retiradas que ocorreram na Santa Casa foram devidamente autorizadas pela irmandade após avaliação da Defesa Civil e da própria Divisão.

“O município registrou em menos de 45 dias, dois incidentes meteorológicos com fortes ventos, sendo que em ambos os casos ocorreram quedas de árvores e galhos na propriedade da Santa Casa. Presando pela segurança dos pacientes e funcionários do local, uma avaliação da área foi realizada por parte da Defesa Civil e do Meio Ambiente, onde foi constatado risco de queda de novas árvores no local, exemplares que foram retirados da área”, declarou a administração.

Ainda de acordo com a Divisão de Meio Ambiente, todo o processo está devidamente fundamentado e uma ação de replantio será realizada futuramente no local, com árvores nativas da região e que tragam estrutura mais apropriada para a área, sem riscos futuros aos pacientes e profissionais do hospital. “É importante esclarecer que a Santa Casa já passa por um processo de rearborização, visto que 150 árvores foram plantadas na propriedade em celebração aos 150 anos do hospital”, destacou.

Com relação às podas realizadas pelo Projeto Arborização Mais Segura, a Prefeitura explica que a ação realizada pela CPFL é uma iniciativa já implantada com sucesso em diversas cidades, “com foco na revitalização gradativa da arborização urbana dos municípios, buscando uma convivência mais harmônica com as infraestruturas das cidades, incluindo a rede elétrica, de água, de esgoto, de telefonia, calçamentos e iluminação pública, além da substituição de árvores que apresentem sua saúde comprometida ou ainda ofereçam riscos à população”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.