22/12/2023 às 11h17min - Atualizada em 22/12/2023 às 11h17min

Pele fina: o que acontece com a nossa pele à medida em que envelhecemos

Bons hábitos, rotina de Skincare e Inovações Tecnológicas ajudam a ter a pele dos sonhos

Foto: Divulgação
Por Dra. Priscilla Pereira, Dermatologista

Sempre que falamos em pele saudável e bonita, logo nos lembramos daquela pele de bebê ou “pele de pêssego”, como se diz na gíria, que é aquela pele com brilho natural, viço bonito e firmeza. Mas, fato é que o envelhecimento chega e vai modificando nossa pele e aparência.

O que ocorre é que a famosa proteína chamada Colágeno é muito importante na estruturação da nossa pele e - à medida em que o tempo vai passando- vamos perdendo o Colágeno. Sem ela nossa pele vai ficando mais fininha, vão surgindo rugas e flacidez.

Para ser ter uma ideia: a partir dos 25 anos de idade, a gente começa a perder essa produção de Colágeno cerca de 1% por ano. E a partir dos 30 anos essa produção já fica deficiente em relação ao consumo que a gente tem no dia-a-dia, ou seja, começamos a sentir mais os sinais de envelhecimento da nossa pele.

Com o passar do tempo, além da diminuição do Colágeno, vai ocorrendo uma diminuição das fibras elásticas também, então, a gente observa um afinamento da Epiderme e Derme, que são camadas da nossa pele.

Com este afinamento, a pessoa que vai ficando mais idosa tem facilidade para desenvolver “roxinhos” na pele, ao menor contato, e isso se deve à diminuição de Colágeno e de Elastina, então, a pele fica fininha e os vasos superficiais. A gente chama esta alteração de Púrpura Senil.

Estes danos do envelhecimento vão acontecendo naturalmente, mas dependem muito do nosso hábito de vida; então hábitos ruins como tabagismo, etilismo, má alimentação e exposição excessiva ao sol, além de má qualidade de sono podem acelerar este processo.

Vale dizer que algumas pessoas também observam estes sinais de envelhecimento da pele por conta de alterações hormonais, tanto alterações da Tireoide e alterações decorrentes da Menopausa, com a queda de hormônios como o Estrogênio, responsável pela vitalidade da nossa pele.

As boas notícias: É possível alterar e diminuir a evolução dos sinais da do envelhecimento. Como falei, podemos mexer nos hábitos de vida, deixando-os os mais saudáveis possíveis, com a prática de atividades físicas moderadas e ingestão de alimentos saudáveis, controle do peso e boa noite de sono.

Além disso, adotar uma rotina de skincare adequada. Há muita inovação e tecnologia à disposição.

São quatro os pilares dos cuidados com a pele: Em primeiro lugar lançar mão da fotoproteção, ou seja, aplicar e reaplicar um filtro solar de qualidade, em segundo lugar hidratação, a pele desidratada fica com aspecto ressecado e não absorve direito os nutrientes.

Em terceiro lugar: antioxidantes, que agem contra o envelhecimento e protegem nossa pele. E, para finalizar, em quarto lugar, produtos específicos contra o envelhecimento. A gente tem muitos ácidos que ajudam no estímulo de Colágeno, melhora de linha, dá um brilho na pele. Exemplos: Ácido Retinóico, Ácido Glicóico. Eles fazem muita diferença na qualidade da pele!

Além disso, há muitos procedimentos disponíveis em Consultório, como o Lasers, que trabalham várias camadas da pele, tecnologias que estimulam a produção de Colágeno, que alcançam até a musculatura, produtos que injetamos na pele como Bioestimuladores etc.

Durante a Consulta, o Dermatologista pode acompanhar este envelhecimento e propor os melhores procedimentos tanto para pele como para os cabelos; afinal, todo mundo quer manter a identidade, a personalidade, e envelhecer com qualidade e um aspecto saudável, não é mesmo?

Sobre a Dra. Priscilla Pereira: A Médica Dermatologista Priscilla Pereira (CRM 147255, RQE 50593) é de Juiz de Fora (MG). Mora em São Roque e atende em consultórios nas cidades de São Roque e Ibiúna. Atua em São Paulo, capital, para a realização de Transplantes Capilares. Médica formada na ‘Universidade Federal de Juiz de Fora’. Fez Residência Médica em Dermatologia pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Especialização em Tricologia, Cosmiatria e Laser pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Transplante Capilar ‘Barcelona Hair Clinic’. Especialista em Dermatologia pela ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’. É membro titular da ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’.

@drapriscilla_dermatologista no Instagram
Agendamentos por WhatsApp: (11) 97834-5269

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.