12/12/2023 às 00h18min - Atualizada em 12/12/2023 às 00h18min

Batalha do Largo e vereador participam de Oficina na EMEF Juca Rocha

Nesse último ano, a escola se esforçou junto à professora Mariana, da disciplina de História, para montar esse grêmio e promover uma maior participação dos alunos

Foto: Divulgação
O Vereador de São Roque, Paulo Juventude, foi convidado no dia 06 de dezembro pela EMEF Professor Joaquim da Silveira Santos (Juca Rocha) para levar integrantes da Batalha do Largo para participarem da Oficina de Batalha de Rima promovida pelo Grêmio Estudantil (O.M.E).

Nesse último ano, a escola se esforçou junto à professora Mariana, da disciplina de História, para montar esse grêmio e promover uma maior participação dos alunos. Dessa forma, além de conseguirem realizar tal feito com bastante êxito, também promoveram uma semana com diversas atividades extracurriculares, incluindo a Batalha, show de talentos, oficinas de teatro, poesia, artes e jogos.

O parlamentar explica que a Batalha do Largo foi criada em 2016, de maneira independente, realizada sempre aos sábados, no Largo dos Mendes. “Desde o início, a continuação do evento foi interrompida por problemas com a antiga gestão municipal, que implicava com os equipamentos utilizados, como a caixa de som, que muitas vezes era retirada. Essas ações repressivas impactaram o movimento e estavam associadas às burocracias municipais, mas também à marginalização do rap”, relembra.

Paulo Juventude ressalta que a pandemia impediu de vez a continuidade dos encontros, os quais só retornaram efetivamente em agosto de 2023, com apoio dele e de William Albuquerque, que articularam parceria entre a BDL e a Divisão de Cultura da Prefeitura de São Roque.

A reorganização foi encabeçada por Renato Moraes, um dos integrantes, que percebeu uma abertura maior para esse movimento hoje. Portanto, esse encontro ocorre quinzenalmente aos sábados e no mesmo lugar em que habitualmente acontecia, atraindo jovens da região.

“O rap tem sido um importante instrumento para a formação da identidade da juventude, além de promover uma maior conscientização junto ao lazer, que por vezes foi ausente para essa faixa etária. Pensando nisso, Samuel (ou Chooks, como se apresenta) representou a Batalha do Largo no Juca Rocha e participou da oficina e também do show de talentos, promovendo uma dinâmica com os alunos do 6º ao 9º ano. Posteriormente, alguns alunos aceitaram o desafio proposto por Chooks e entraram de fato em um duelo de rimas. Foi um momento muito especial e importante, onde os estudantes ouviram sobre a história da Batalha em São Roque, da luta pela sua continuidade e da importância do Hip Hop para a cultura dos jovens”, explica.

O Vereador diz que espera voltar não só para o Juca Rocha, mas também levar o hip hop para outras escolas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.