14/02/2015 às 09h24min - Atualizada em 14/02/2015 às 09h24min

Santa Casa: 143 anos de história

Instituição comemora 143 anos desde a propositura de sua criação, colocando em prática um moderno plano de ação visando o futuro da entidade.

Texto: Assessoria de imprensa - Foto: Divulgação
Texto: Assessoria de imprensa - Foto: Divulgação

Foi no dia 2 de fevereiro de 1872 que nasceu na Câmara Municipal de São Roque, por propositura do então presidente da Casa, o Comendador Manoel Inocêncio da Costa, a ideia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Roque.

Naquele tempo, com oImpério e, depois a Velha República, a saúde estava longe de ser, pelo menos, conceitualmente universal dentre os brasileiros. O atendimento nas unidades de saúde era vinculado aos institutos específicos e às empresas, deixando assim, grande parcela da população desprovida de meios de atendimento de saúde.

Com o propósito de benevolência e filantropia em 1909 a Irmandade Santa Casa recebeu do município um terreno com o propósito de ali edificar o local para o atendimento de saúde aos necessitados e com doações de benevolentes como Sotero de Souza, ano a ano foi aprimorando as instalações e disponibilizando mais serviços à comunidade.

Hoje, passados 143 anos da propositura do comendador Manoel Inocêncio, já com a saúde universalizada através do Sistema Único de Saúde, a Santa Casa de São Roque é referência em atendimento na cidade e na região. Passa por um processo de reestruturação para melhor adequar-se à realidade que se apresenta e às modernas técnicas de gestão profissional.

Desde meados de 2014, a Irmandade passa por uma intervenção Municipal, que com zelo e dedicação tem conduzido a entidade em meio aos desafios que se apresentam."É importante ver que a Santa Casa nasceu na Câmara Municipal de São Roque e ao longo destes 143 anos até os dias de hoje, continua a receber atenção e carinho dos parlamentares sanroquenses. Hoje temos um plano de ação para destacar positivamente a Santa Casa de São Roque no cenário da saúde regional", disse Jorge Haddad um dos atuais responsáveis pela coordenação da Santa Casa.

O plano de readequação da centenária entidade prevê o aumento do número de leitos dos atuais 54 para 110, a reinauguração da ala de apoio, estruturação de um laboratório de análises clínicas próprio, o aparelhamento da unidade hospitalar e cirúrgica e a construção de uma unidade de terapia intensiva."Temos recebido todo apoio do prefeito Daniel no sentido de implementar o plano de reestruturação. O fato da Santa Casa não dispor de uma UTI própria é algo que limita nossas ações administrativas e também nosso atendimento à comunidade. Temos batalhado e muito para concretizar em breve o início da construção da UTI e com isto elevar a Santa Casa de São Roque a um nível superior, pensando nos próximos 143 anos", disse Sidney Muniz outro coordenador do plano.

Com mais de 330 funcionários, dentre os quais muitos com mais de 20 anos de "casa", a Irmandade segue firme no propósito de tornar-seuma¨Instituição sustentável¨ e aprimorar os serviços oferecidos à comunidade e aos usuários do plano de saúde Santa Casa. "Trabalho no hospital há 24 anos e já presenciei muitas mudanças da instituição, sinto que os profissionais da atual gestão fazem toda a diferençapara alcançarmos as metas estabelecidas para o hospital", diz afuncionária Valéria Boccato, nutricionista.

Quando indagada sobre um momento marcante em sua trajetória na Santa Casa a funcionária Cleide Gramático, contratada em março de 1980 disse: "lembro com emoção da inauguração do setor de clínica médica, quando fizemos uma grande recepção para os médicos da época, os quais usariam os novos leitos para pacientes, aumentando assim a capacidade de atendimento à população".

Para Sidney e Jorge, os funcionários da Santa Casa são o grande diferencial da entidade "quando aqui chegamos vimos o amor e a dedicação delespara com a Santa Casa. Temos a plena certeza de que o sucesso que teremos na implementação do plano de reformulação muito se pautará neste empenho da equipe Santa Casa", disseram.

O plano de reestruturação prevê também mudanças no braço privado da Instituição, no caso o plano de saúde Santa Casa. Já para os próximos meses uma ação de ampliação de atendimento do plano será posta em prática tornando-o mais atrativo ao consumidor e procurando trazer a melhor relação custo x benefício possível.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.