27/11/2023 às 12h04min - Atualizada em 27/11/2023 às 12h04min

Lean Manufacturing X Sistema Toyota de Produção

Foto: Divulgação
Em palestra muito instrutiva ministrada pelo Sensei Sammy Obara no Forun Nacional de Lean, pelo Grupo Lean, ele enfatizou: “o LEAN não é uma caixa de ferramentas”. Durante a palestra Obara falou da abordagem errônea de alguns especialistas que muitas vezes chegam até a afirmar que a aplicação de uma determinada ferramenta como o Kanban, por exemplo, é o mesmo que ter uma sistema LEAN implantado em sua organização.
 
Algo que ficou muito claro naquela sessão com o Sensei foi que o motivo pelo qual muitas empresas falham ao tentar implantar um sistema LEAN, seja o fato de que elas não estejam tentando implantar um sistema LEAN, o que essas empresas estão tentando fazer na verdade é copiar o Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System - TPS). O que na prática é impossível, a menos que sua companhia seja a própria Toyota. É verdade que o termo LEAN, passou a se popularizar e a ser relacionado ao TPS, a partir da publicação pelo MIT da obra "A Máquina Que Mudou o Mundo" dos doutores James P. Womack e Daniel T. Jones. Neste livro eles descreveram as boas práticas da Toyota e como a empresa atingiu um nível de excelência e lucratividade a um padrão acima do comum por ter construído suas operações baseadas em um sistema enxuto (lean), a prova de desperdício. 
 
Por essa razão, não é errado dizer que o TPS seja um sistema LEAN. Por outro, após quase três décadas do lançamento do livro de Womack e Jones, não é possível mais afirmar que o LEAN seja o TPS, pura e simplesmente. É verdade também que o TPS seja a base estrutural do sistema LEAN, no entanto, o LEAN também evoluiu ao longo dos anos dentro e fora da Toyota e elementos de áreas como Qualidade, Gestão de Projetos, Gestão de Talentos, Seis Sigma entre outros, foram sendo absorvidos pelo que é conhecido agora como Pensamento Lean, e não somente, Lean Manufacturing. Isso porque hoje em dia, o LEAN tem sido não é aplicado não somente, em ambientes produtivos de chão de fábrica, mas também em atividades administrativas, Logística e Supply Chain, Finanças, Negócios, Hospitais, Repartições Publicas, Escolas, Restaurantes, além de áreas como Desenvolvimento de Produtos e Projetos de Tecnologia da informação em geral. 
 
Por essa razão, o ponto de partida para a implantação de um sistema LEAN, seja lá qual for a área de atuação da empresa que se proponha a fazer isso, deve ser primeiro adquirir o entendimento dos Cinco Princípios Fundamentais do Lean, para a partir de então buscar as soluções e/ou as ferramentas que a levarão a ser capaz de colocar em prática esses princípios. Na busca pela excelência através do sistema LEAN, esses cinco princípios devem ficar impregnados como um mantra na mente de cada pessoa que compõe a organização. Desde a alta diretoria ao chão de fábrica, passando por um corpo de líderes Lean, que costumam receber nomes diferentes nas diferentes organizações, mas normalmente são chamados de Yellow Belts, Green Belt e Black Belts. Uma vez entendidos os Cinco Princípios Fundamentais do Lean, não há problema algum em olhar na "caixa de ferramentas" da Toyota ou de alguma outra organização no intuito de saber se algo que já deu certo em algum lugar e que pode ser aplicável para a realidade da sua empresa. No entanto, o ponto chave para o êxito nessa jornada é “olhar para sua organização”, “olhar para os Cinco Princípios do Lean”, e então buscar quais são as ferramentas e soluções que vão fazer a sua própria empresa ou organização ser LEAN, baseado em seus próprios objetivos, valores e desafios. As soluções e ferramentas que a Toyota encontrou ao longo de sua história a ajudaram a ser mais lucrativa e mais eficiente na produção de seus próprios produtos e a atingir seus próprios objetivos, baseado em seus próprios valores
 
Portanto, aplicar boas práticas de outras empresas em sua companhia, pode ajudar a resolver alguns problemas, mas, para se atingir um nível de excelência o caminho certamente começa pelo entendimento dos objetivos. valores e desafios da própria organização e baseado em PRINCÍPIOS antes de pensar em FERRAMENTAS, construir as soluções que podem leva-la a um patamar de excelência.

Caso você não esteja familiarizado com os Cinco Princípios Fundamentais do Lean, são eles: 

1-      Valor pela Perspectiva do Cliente
2-      Conhecer a Cadeia de Valor
3-      Valor através de um Fluxo Contínuo
4-      Produção Puxada pelo cliente
5-      Busca pela Perfeição

PS: Note que as palavras, Kanban, 5S, Jidoka, Just in Time ou Kaizen, não aparecem nos 5 Princípios Fundamentais do Lean.

 

AUTORES

Cássio Eduardo Giroldo

Químico Industrial, MBA em Engenharia de Produção, Lean Six Sigma Master Black Belt. Atua como Gerente de Operações na indústria de selantes e adesivos, Bestseal. Com 20 anos de atuação, tem sólida experiência em segmentos da indústria química, alimentícia e farmoquímica em empresas multinacionais como Cargill, Nissin Foods, Roquette, atuando nas áreas de Qualidade e Melhoria Contínua. Hoje faz um amplo trabalho nas áreas de desenvolvimento e certificações de processos e atua em conjunto com grupos de trabalho em associações e institutos de normas técnicas.

 

Eric Sola da Silva

Engenheiro Industrial, MBA e Lean Six Sigma Black Beltpela Pennsylvania State University Atua como Engenheiro Sênior de Vendas na Lenovo, EUA. Com 25 anos de experiência em diversas indústrias e tendo trabalhado para empresas multinacionais como Flextronics e DSV Panalpina, ele possui ampla experiência na implementação de projetos e modelos de melhoria contínua, como Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), Six Sigma e o Modelo Shingo. Atualmente, ele trabalha na divisão de Cloud Computing da Lenovo, na Carolina do Norte, EUA, implementando e aprimorando processos de vendas e Supply Chain.


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