06/11/2023 às 14h33min - Atualizada em 06/11/2023 às 14h33min

Prefeito orienta moradores a esvaziarem caixas d’água após captação ser interrompida em São Roque

Sabesp detectou manchas na água bruta do Rio Aracaí, a captação de água do manancial

Da Redação: Ana Laura Gonzalez
Foto: Reprodução / Instagram
Após comentários e questionamentos de munícipes nas redes sociais, o prefeito de São Roque, Guto Issa, publicou nesta segunda-feira (06) um vídeo em que tranquiliza moradores e anuncia medidas que a Prefeitura está tomando diante de uma anormalidade no odor da água, que foi detectado pela Sabesp neste domingo (05). De acordo com Guto, de 49 escolas da cidade, 13 registraram água com alterações e, sendo assim, o governo municipal já tomou providências.

“Estamos mandando água mineral para cada uma dessas escolas fazer merenda e também água de caminhão pipa para trocar a água que está nas caixas. A Sabesp recomenda que se você sentir um cheiro diferente na sua água, esgote a caixa e evite ingerir. A nova água que está sendo distribuída pela cidade não tem cheiro nenhum, está 100%”, garantiu o Chefe do Executivo.

 

Ainda segundo ele e, ao contrário do que foi disseminado na internet, não há casos de pessoas contaminadas pela água na Santa Casa de São Roque. O hospital também divulgou uma nota em que negava qualquer registro de paciente com intoxicação. Confira a seguir.

 
 
Em contato com o Jornal da Economia, a assessoria de imprensa da Sabesp informou que interrompeu, desde a manhã de sábado (04) – quando foram identificadas as manchas na água bruta do Rio Aracaí, em São Roque – a captação de água do manancial. Veja a nota.

“A empresa imediatamente tomou medidas para readequação do tratamento. Vale observar que a captação do Aracaí é responsável por apenas 10% da vazão de água produzida no município e, no momento, estão sendo utilizadas as captações Sorocamirim, Canguera e Junqueira para o abastecimento.

A Companhia destaca que ainda no sábado (04) coletou amostras de água nos reservatórios e não identificou qualquer irregularidade na água que pudesse apresentar risco à saúde dos moradores. No momento, o abastecimento encontra-se normalizado.

A Sabesp lamenta os transtornos e destaca que qualquer morador que identificar alteração na água pode acionar a Sabesp pelos canais oficiais da Companhia: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita); WhatsApp oficial no 11-3388-8000 (somente mensagem de texto); ou ainda pela Agência Virtual no www.sabesp.com.br.

Sobre a mancha, o material foi coletado para análise. A Companhia acionou, ainda, os órgãos ambientais competentes.”

Mais cedo, o JE conversou com uma pessoa que reclamou da situação. Um funcionário da Sabesp de São Roque, ao ser questionado por esta reportagem, disse que o gerente da empresa não poderia nos atender. Confira.

 

Falta de energia em bairros
O prefeito do município também informou a população sobre medidas que estão sendo tomadas pela falta de energia que ainda atinge alguns bairros de São Roque após o vendaval ocorrido na última sexta-feira (03). “A CPFL está fazendo as religações na Zona Sul da cidade, na região de Itupararanga”, finalizou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.