30/10/2023 às 15h43min - Atualizada em 30/10/2023 às 15h43min

Guia FGV de Fundos de Investimentos 2023 revela que Itaú e Bradesco são os bancos mais bem avaliados em gestão de fundos

Esta é a 24ª edição do Guia, que conta com 1.650 fundos avaliados, sendo 1.500 fundos com histórico de 36 meses, que serão considerados para avaliação e premiação das empresas gestoras de recursos; e mais 150 fundos com no mínimo 12 meses de histórico, que serão estrelados, mas não serão considerados para premiação, devido ao seu histórico menor

Assessoria de Imprensa
FreePik
O Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) anualmente divulga o Guia FGV de Fundos de Investimentos. Nesta edição de 2023, a 24ª, o Itaú e o Bradesco são os bancos mais bem avaliados na categoria gestão de fundos, de grandes gestores. No total são 252 empresas gestoras, mais de R$ 1,75 trilhão de patrimônio líquido, e aproximadamente 11,7 milhões de cotistas dispersos nos públicos varejo, alta renda e atacado.

]
 
Os fundos foram avaliados em quatro categorias distintas: Renda Fixa, Money Market, Ações e Multimercados; e de acordo com seu público-alvo: Atacado, Alta Renda e Varejo. Os gestores são divididos em três grupos: Grandes Gestores, Especialistas e de Nicho, basicamente a depender da sua presença nas diferentes categorias de fundos e seu patrimônio sob gestão. Os Grandes Gestores estão nas 4 categorias; os Especialistas de 2 a 4; e Nicho em 1 ou 2.  Dessa forma, é possível garantir uma análise justa entre os diferentes participantes do mercado.
 
Grandes Gestores
Continuando na análise de Grandes Gestores, na categoria de ações, as duas primeiras colocações, respectivamente, foram ocupadas pelo Bradesco e Itaú. Já em Multimercados, Itaú e Banco do Brasil assumem as lideranças. Na análise de Money Market, os dois primeiros, na ordem, são Santander e Bradesco. Abaixo, a lista completa por categorias:


 

Especialistas
Na modalidade Especialistas, na avaliação geral, as duas melhores posições foram, respectivamente: SPX e Western. A tabela abaixo mostra lista completa das mais bem colocadas por categoria:
 


Nicho
Por sua vez, na avaliação por Nicho, as duas melhores gestoras foram: Ibiuna e Valora. A tabela abaixo apresenta todas as melhores análises por categoria:



 
Metodologia
Com o total de 1.650 fundos avaliados, sendo 1.500 fundos com histórico de 36 meses, que foram considerados para avaliação e premiação das empresas gestoras de recursos; e mais 150 fundos com no mínimo 12 meses de histórico, que serão estrelados, mas não serão considerados para premiação, devido ao seu histórico menor.
 
Os fundos são avaliados por critérios como Índice de Sharpe Generalizado, Índice de Aderência e Retorno, todos reconhecidos tanto pela academia como pelo mercado como os melhores indicadores de desempenho de produtos de investimentos.
 
A metodologia detalhada e o Guia FGV 2023 completo podem ser encontrados nas páginas: https://www.portaldefundos.com/guia-fundos e http://www.fgv.br/fgvcef.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.