Seis estudantes da rede estadual paulista são finalistas do XI Concurso de Redação do Hospital de Amor de Barretos. Entre os classificados para a quinta e última etapa da competição, está um egresso do sistema prisional que, na época da seleção, estava matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Detenção Provisório de Taiúva, na região de Jaboticabal. O evento de premiação está marcado para o próximo dia 5 de outubro.
Neste ano, os candidatos enviaram à banca avaliadora textos, de tamanho entre 15 e 20 linhas, com o tema “Avanços da Ciência e Promoção da Saúde: Prevenção ao Tratamento do Câncer”. Desde 2016, o concurso é aberto a todos alunos das 91 Diretorias de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e matriculados nas redes municipal e particular de Barretos. Para a elaboração das redações, cada participante conta com o apoio de um professor orientador.
Para a etapa final foram selecionadas duas redações de cada uma das três categorias – 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (veja lista abaixo). O vencedor de cada categoria será premiado com um notebook e o segundo com um tablet. Os dois primeiros colocados também terão direito a participar de um estágio de três dias no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular, do Hospital de Amor.
“Todos os anos, o concurso de redação oferece aos nossos estudantes a oportunidade de refletir sobre temas importantes e o papel da ciência na sociedade. Além disso, é uma boa chance para que eles possam desenvolver as habilidades e competências previstas no currículo paulista em disciplinas como língua portuguesa e ciência”, explica Bruno Bertin, dirigente de ensino de Barretos.