27/09/2023 às 14h13min - Atualizada em 27/09/2023 às 14h13min

Estação de Bombeiros de São Roque recebe o nome de “Tenente Coronel PM Fábio Solano Pereira”

Falecido desde 1994, Fábio Pereira foi o primeiro oficial do Corpo de Bombeiros da PM a estabelecer-se na cidade

Fotos: Divulgação

O comandante da Estação de Bombeiros de São Roque 1º Ten Pv Flávio Aparecido Stephano, recentemente recebeu convidados para realizar o descerramento da placa em que se materializa a Lei Municipal N° 4.051/2013, nomeando a estação da cidade como "Tenente Coronel PM Fábio Solano Pereira", em homenagem ao veterano do Corpo de Bombeiros e cidadão são-roquense.

Biografia

O Tenente Coronel Fábio Solano Pereira nasceu em Sorocaba, filho do Coronel PM Cícero Solano Pereira e da senhora Helena Solano Pereira. Casou-se com Marisa Martinez Solano Pereira e tiveram três filhos: Carla, Fábio e Fernando.

Ingressou na antiga Força Pública do Estado de São Paulo em fevereiro de 1964, tendo sido declarado aspirante a oficial em agosto de 1968.

Durante sua vida profissional, serviu as seguintes unidades de Polícia Militar: 1° Batalhão de Polícia Choque, 6° Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros, 4° Grupamento de Incêndio, Comando de Policiamento de Área Metropolitana Oeste CPA M5.

Foi promovido em 24 de maio de 1990 por merecimento ao posto de Tenente Coronel PM e, em junho do mesmo ano assumiu o comando do 23° Batalhão da Polícia Militar.

Concluiu todos os cursos de formação e aperfeiçoamento na corporação, concluiu também os seguintes cursos de especializações: curso de bombeiros para oficiais; curso de instrutor de contra guerrilha rural e urbana; cursos de comandante de pelotão de choque; curso da Marinha do Brasil, em outras organizações militares.

Foi professor e instrutor dos cursos de formação de soldados, cabos, sargentos e oficiais da Polícia Militar.

Bacharelou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, com especialização em Direito Penal e Processual Penal. Fez ainda curso de extensão universitária em sua área de especialização.

Foi agraciado com as seguintes condecorações: medalha do Valor Militar em prata comenda da Ordem da Fraternidade Universal no grau de Cavaleiro; medalha de mérito pessoal e dedicação do Diretório Acadêmico XV de Novembro; medalha do Centenário do Corpo de Bombeiros.

Era possuidor de laurea de mérito pessoal em 49 grau.

Foi o primeiro oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar a estabelecer-se na cidade de São Roque pelo apreço a esta Estância Turística.

Faleceu em 28 de janeiro de 1994 na cidade de São Paulo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.