21/09/2023 às 19h26min - Atualizada em 21/09/2023 às 19h26min

O envelhecimento do cabelo

Confira o artigo escrito pela dermatologista Dra. Priscilla Pereira

Foto: Divulgação
Olá,
Neste Artigo vamos falar um pouquinho sobre a saúde dos fios do cabelo. Assim como acontece com a pele, nosso cabelo também envelhece e é influenciado por muitos fatores como queda hormonal, doenças sistêmicas, produtos químicos, hábitos de vida, estresse.

A partir dos 40 anos podemos observar mudanças capilares como aspereza, ressecamento, quebra, perda de volume, viço e cor, afinamento dos fios pelo envelhecimento natural e, de uma forma geral, o aumento da fragilidade capilar… são várias questões que podem acometer o cabelo e acertar em cheio a autoestima de homens e mulheres de todas as idades, mas em particular a partir da maturidade.

A questão é que estamos vivendo mais e queremos viver melhor, com mais qualidade de vida, em todas as fases. E a boa notícia é que a Tricologia – área da Dermatologia que se debruça sobre a saúde das madeixas - vai ao encontro deste momento, com muita pesquisa e inovação.

Para se ter uma ideia, alguns anos atrás o paciente não tinha opção de tratamento eficaz, infelizmente deveria aceitar essa nova realidade (indesejada) do seu fio.

Hoje há muitos avanços tecnológicos disponíveis, que acompanham esta demanda cada vez mais exigente, que quer viver a plenitude da vida, com a aparência em dia.

Não são poucos os pacientes que me relatam que estão começando um novo relacionamento, uma nova atividade física, hobby ou mesmo mudando completamente o rumo de suas carreiras e áreas de atuação – o famoso plano B - na chamada maturidade.

E por que não ter uma aparência condizente com toda esta energia? Vamos falar um pouquinho destes Protocolos Capilares.
 
Inovação: Quando o paciente nos procura, a primeira coisa que eu e minha equipe fazemos é uma análise do fio, por meio de um moderno equipamento chamado ‘Hair Analyzer’. Este equipamento faz uma análise da fibra capilar, o que ajuda a fazer um diagnóstico preciso do que realmente está faltando nesta fibra, para que se reponha os nutrientes corretos; assim, o tratamento fica bem direcionado, ou seja, nada de nutrição e hidratação às cegas.

Essa tecnologia de ponta é uma solução avançada para recuperar cabelos danificados, trazendo de volta a saúde, o brilho e a vitalidade dos fios. Ajuda na questão de pontas secas, frizz (aqueles fios que insistem em arrepiar), melhorando muito a qualidade do cabelo.

Em consultório trabalho equipamentos que revolucionaram o tratamento capilar como o ‘MMP’ (Micro Infusão de Medicamento na Pele), também utilizado no couro cabelo, com ótimos resultados, e também o ‘Capacete de Led’, que utiliza o princípio da Low Level Light Therapy, eficaz para estimular o volume a estes cabelos. Há também medicamentos feitos para cada paciente.

Gosto de ressaltar que homens e mulheres são diferentes no quesito calvície, mas ambos sofrem com o problema. A calvície masculina geralmente se apresenta com uma linha de cabelo recuada e perda de cabelo no topo da cabeça; já a alopecia feminina, por vezes, se dá pelo afinamento dos fios, que ocorre lentamente, então, em casos mais severos, pode-se partir para o Transplante Capilar, que é uma cirurgia que devolve os fios e a autoestima para homens e mulheres.

Um conselho final: organismo inflamado e nutrição (o que levamos no prato) que não chega às pontas dos cabelos não ajudam na saúde como um todo, incluindo a do cabelo; então, já sabe: procure manter bons hábitos, prática esportiva constante e moderada, que se somarão como fator de sucesso ao seu futuro tratamento.

E se precisar de ajuda, conte comigo!

Sobre a Dra Priscilla Pereira: A Médica Dermatologista Priscilla Pereira (CRM 147255, RQE 50593) é de Juiz de Fora (MG). Mora em São Roque e atende em consultórios nas cidades de São Roque Ibiúna. Atua em São Paulo, capital, para a realização de Transplantes Capilares. Médica formada na ‘Universidade Federal de Juiz de Fora’. Fez Residência Médica em Dermatologia pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Especialização em Tricologia, Cosmiatria e Laser pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Transplante Capilar ‘Barcelona Hair Clinic’. Especialista em Dermatologia pela ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’. É membro titular da ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’.
 

Por Dra. Priscilla Pereira, Dermatologista


Agendamentos, WhatsApp: 11 1197834-5269

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.