15/09/2023 às 17h15min - Atualizada em 15/09/2023 às 17h15min

Suplementação de nutrientes ajuda a reduzir a progressão do Alzheimer

Estudos indicam que a doença causa déficits nutricionais de diferentes vitaminas importantes para o funcionamento estável do corpo e da mente

Foto: Divulgação
A Doença de Alzheimer (DA) é um desafio global de saúde, atingindo mais de 1 milhão de pessoas somente no Brasil e mais de 35 milhões em todo o mundo. Essa doença neurodegenerativa progressiva e fatal provoca a deterioração cognitiva, comprometimento da memória e diversas alterações comportamentais. Para reforçar o assunto, no dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Conscientização da doença.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde Voluntária para Cuidado, Suporte e Pesquisa da Doença de Alzheimer, Alzheimer's Association, os casos mais frequentes acometem pessoas com 65 anos ou mais, entretanto, o Alzheimer prematuro - mesmo que em menores casos - pode afetar pessoas antes de chegar nesta idade.
 
Em contrapartida, estudos mais recentes realizados por pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em Portugal, descreve sobre o impacto nutricional na doença de Alzheimer, reforçando a importância de uma alimentação adequada para ajudar na redução da incidência de deterioração cognitiva.
 
Na pesquisa relata que indivíduos com Alzheimer têm mais déficits nutricionais de vitaminas A, C, E, D, K, B9, B12, B6, selénio e ómega 3, reforçando a importância de assegurar as doses diárias desses nutrientes por meio da alimentação e suplementação.
 
Importância do acompanhamento nutricional
“Acreditamos que suplementação bem orientada e acompanhada de uma dieta equilibrada e de tratamento específico, pode desempenhar um papel relevante na busca por soluções que contribuam para o bem-estar geral, mesmo diante de condições neuropsiquiátricas desafiadoras”, afirma a nutricionista Taciane Aparecida de Oliveira.
 
Para ajudar na composição dos nutrientes em pessoas com Alzheimer, empresa brasileira de suplementação alimentar, Vitafor Nutrientes, desenvolveu um produto chamado Omegafor Memory, suplemento rico em nutrientes, fortalecendo a memória e concentração, a base de ômega 3, que será lançado oficialmente ainda em setembro.
 
Taciane Oliveira atua na Vitafor e reforça que o paciente deve ser acompanhado por um médico nutrólogo ou um nutricionista para que a suplementação de fato traga resultados positivos. “Cada paciente tem um perfil e uma necessidade específica, por isso é imprescindível consultar especialistas no assunto”, finaliza.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.