12/09/2023 às 16h20min - Atualizada em 12/09/2023 às 16h20min

Estado de SP conquista 1º lugar na 3ª fase das Paralimpíadas Escolares 2023

Delegação paulista fez 42 pontos na competição que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Foto: Divulgação / CPB

Na última sexta-feira (8), o Estado de São Paulo foi campeão da terceira etapa das Paralimpíadas Escolares 2023, somando 42 pontos, ao todo, nas modalidades de atletismo, bocha e natação. Santa Catarina ocupou o segundo lugar, com 33 pontos, e Rio Grande do Sul ficou em terceiro, com 22. A competição ocorreu entre os dias 6 e 8 de setembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), equipamento esportivo da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) de São Paulo. 

A terceira etapa das Paralímpiadas Escolares foi a maior em número de participantes, com cerca de 700 atletas inscritos. Destes, 330 integravam a delegação paulista, sendo 250 estudantes que foram destaques dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), realizado em junho e organizado pela SEDPcD e Secretaria de Esportes. Seis estados das regiões sul e sudeste do Brasil participaram: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.  

“A secretaria tem diversos programas e ações que fomentam o esporte paralímpico, e é muito importante que competições como essa aconteçam. As pessoas com deficiência devem ocupar lugares em todas as áreas da sociedade e a gestão pública estadual trabalha para que isso seja possível por meio de competições como essa”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. 

As duas primeiras etapas regionais aconteceram entre 9 e 11 de agosto em Belém, no Pará, com a participação de 500 jovens, e em Brasília, de 30 de agosto a 1 de setembro, com 530 atletas envolvidos. Segundo o regulamento oficial das Paralimpíadas Escolares, a classificação geral regional é definida pela soma das pontuações conquistadas nas três etapas. 

"A fase regional das Paralimpíadas Escolares é um evento magnífico que serve como porta de entrada para o esporte paralímpico, momento em que professores e alunos realizam troca de experiências e de culturas", ressalta Mayra Barbosa, coordenadora de Paradesporto da SEDPcD.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.