31/08/2023 às 15h28min - Atualizada em 31/08/2023 às 15h28min

6 práticas ESG que podem ajudar a gestão financeira da sua empresa

De acordo com a Mazars, boas práticas ESG tendem a apresentar melhores resultados financeiros por vários motivos: gerenciamento de riscos, atratividade para investidores, redução de custo de capital, inovação e eficiência, entre outros

Assessoria de Imprensa
Carlos Alberto Silva - Diretor ESG Mazars
Não é novidade que o tema ESG se tornou necessário e fundamental na pauta de empresas e instituições financeiras, ainda mais com a brusca mudança climática que vemos nos noticiários todos os dias, sejam chuvas em excesso, a falta dela, calor exacerbado, entre outros fatores. Para se ter uma ideia, no Brasil, os eventos climáticos provocaram perdas de R$ 13 bilhões ao ano (0,1% do PIB de 2022), de acordo com o Relatório sobre Clima e Desenvolvimento para o Brasil, produzido pelo Banco Mundial. Diante desses dados, como as instituições financeiras podem alinhar as práticas ESG com os resultados mais lucrativos?
 
Para a Mazars, consultoria empresarial e auditoria, existem várias evidências que sugerem uma correlação positiva entre o investimento em empresas que incorporam o ESG no seu modelo, na sua estratégia de negócio e resultados financeiros mais estáveis e lucrativos. “Embora não haja uma garantia absoluta de que todas as empresas ESG terão um desempenho superior, diversos estudos e análises mostram que, em média, as empresas com boas práticas ESG tendem a apresentar melhores resultados financeiros por vários motivos”, afirma Carlos Alberto Silva, diretor ESG da Mazars.
 
Abaixo, o executivo lista inciativas ESG que tendem a mostrar bons resultados financeiros:
 
Gerenciamento de Riscos: Empresas com práticas ESG sólidas muitas vezes têm um melhor gerenciamento de riscos, incluindo os ambientais, sociais e de governança. Isso pode reduzir a probabilidade de impactos negativos inesperados em suas operações, o que contribui para maior estabilidade financeira.
 
Atratividade para Investidores: Investidores que valorizam as práticas ESG podem preferir alocar capital em empresas que demonstram responsabilidade corporativa. Isso pode resultar em maior demanda por ações dessas empresas, o que pode influenciar positivamente os preços das ações.
 
Redução de Custos de Capital: Empresas com práticas ESG fortes podem ter custos de capital mais baixos, uma vez que são percebidas como menos arriscadas por investidores e credores. Isso pode levar a taxas de juros mais baixas em empréstimos e a maior acesso a financiamentos.
 
Inovação e Eficiência: Empresas que adotam práticas ESG frequentemente buscam inovações para atender aos critérios ESG, o que pode resultar em maior eficiência operacional, economia de recursos e novas oportunidades de negócios.
 
Retenção e Atração de Talentos: Empresas com práticas ESG atraem muitas vezes talentos mais qualificados e motivados. Funcionários engajados podem ser mais produtivos, resultando em melhores resultados financeiros.
 
Reputação e Resiliência de Marca: Empresas com boas práticas ESG tendem a ter uma reputação mais forte, o que pode aumentar a confiança dos consumidores e investidores. Essa resiliência de marca pode ajudar a superar crises e eventos adversos.
 
Existem algumas iniciativas para aumentar a conscientização sobre os impactos financeiros das questões ambientais, principalmente relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade. Essas iniciativas visam ‘educar’ investidores, empresas, governos e o público em geral sobre como as questões ambientais podem afetar as finanças, os riscos e as oportunidades”, finaliza Carlos Alberto Silva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.