25/08/2023 às 10h30min - Atualizada em 25/08/2023 às 10h30min

As tendências dos eSports para os próximos anos

Pexels
Os eSports são uma modalidade que vem recebendo cada vez mais atenção e ganhando adeptos no mundo inteiro a cada ano que passa. Já não é novidade para ninguém ver estádios lotados para conferir partidas de torneios como League of Legends World Championship ou Fortnite World Cup, isso apenas para citar alguns dos exemplos mais emblemáticos.
E percebendo que há uma clara e constante mudança no que diz respeito aos esportes eletrônicos, é quase inevitável que uma pergunta surja: quais serão os próximos passos que esses jogos darão? Bom, é impossível dizer com certeza o que acontecerá, mas podemos analisar as tendências tanto de games quanto de comportamento dos usuários para tentar entender o que está por vir.

Crescimento econômico

Que a indústria de games já fatura muito mais do que qualquer outra do entretenimento, todos nós já sabemos. Porém, os indicadores apontam que os números crescerão ainda mais. Isso pode ser entendido, primeiramente, por conta do crescimento de jogadores e espectadores a cada ano. O lançamento de novos títulos e de atualizações de jogos já consolidados também ajuda a impulsionar e faz com que mais pessoas se apaixonem pelos eSports, especialmente as gerações mais novas.
No entanto, modalidades de mesa clássicas como o blackjack, por exemplo, também possuem fãs de diversas idades, o que ajuda a fazer com que o público consumidor dos jogos seja ainda maior.
Entretanto, outro fator decisivo para as previsões otimistas do crescimento econômico desse nicho tem a ver com os patrocinadores. Tem sido cada vez mais comum ver marcas de segmentos que historicamente não possuem nenhuma relação com esse tipo de jogo se associando e patrocinando eventos. Para se ter uma noção, até mesmo a força aérea dos Estados Unidos já tem uma parceria com a equipe Cloud9, uma das maiores potências de League of Legends do mundo.
Por conta disso, a previsão é de que, em 2027, o mercado de esportes eletrônicos atinja a marca de 2,98 bilhões de dólares no mundo, o que significa mais poder de investimento e, consequentemente, chances de crescer ainda mais dentro do cenário global.

A influência para outros jogos

A influência de games e torneios profissionais também faz com que cada vez mais pessoas se interessem por diversos tipos de jogos online. No Brasil, um excelente exemplo disso são os títulos que vêm do cassino, que tem cada vez mais jogadores campeões, o que, consequentemente, também faz com que o mercado online se movimente mais a partir do interesse crescente do público. Essa é uma das razões pelas quais jogos como a roleta e as slots ganharam cada vez mais fãs nos últimos anos.
Partindo desse princípio, podemos dizer que o setor de eSports não cresce apenas a partir dos jogos que são disputados nos torneios, mas também por gerar influência para outros títulos que não necessariamente possuem campeonatos oficiais.
O caminho inverso também acontece, ou seja, modalidades que não possuem torneios que acabam influenciando jogadores a migrarem para competições. Como exemplo, podemos citar títulos que misturam ação e terror como o clássico Resident Evil 4, que consolidou seu nome como um dos games mais importantes da década de 2000 e que influenciou uma geração inteira. Aqui vale ressaltar não apenas a diversão que o jogo proporciona, mas a jogabilidade e as estratégias que precisam ser traçadas, que podem ser adaptadas e levadas para diversas outras modalidades que hoje possuem categorias profissionais.

Maior presença da mulher nos eSports

Outra importante tendência no mundo dos eSports é o constante crescimento não apenas do público, mas também de equipes e até mesmo de torneios voltados exclusivamente para as mulheres.
O grande destaque é o Game Changers Championship, mundial feminino de VALORANT que chegou a ter uma audiência de 239,334 espectadores simultâneos, além de conseguir o impressionante número de 5,45 milhões de horas assistidas. Além dele, podemos citar também o ESL Impact, principal torneio feminino de CS:GO e que também já conquistou excelentes números de audiência.



Vale ressaltar também que a presença das mulheres no mundo dos esportes eletrônicos não se limita apenas a jogar e assistir. Há também o surgimento de apresentadoras e comentaristas de diversos games, além de muitos canais no YouTube. Ainda que nem todos esses canais sejam voltados diretamente para o público feminino, observar as mulheres cada vez mais com o papel de influencers nessa cena é bastante positivo para o crescimento e para que os fanáticos por eSports possam ter uma maior diversidade e se ver representados de diferentes formas.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.