15/08/2023 às 13h53min - Atualizada em 15/08/2023 às 13h53min

Missão cumprida e um legado que continua

Sem conduzir as apresentações nas Festas de Agosto desde 2019, Gema Francisca Masetto Alonso se tornou uma figura tradicional de São Roque

Da Redação: Ana Laura Gonzalez
Fotos: Divulgação / Arquivo JE

Quem é são-roquense e já participou das procissões de Nossa Senhora da Assunção e São Roque nas Festas de Agosto, certamente em algum momento se deparou com as famosas apresentações dirigidas pela professora Gema Francisca Masetto Alonso, que se tornou uma figura tradicional de São Roque ao deixar sua marca no município.


Sem conduzir as apresentações desde 2019a conhecida Dona Gema, que hoje está com 84 anos, diz sentir falta de trabalhar nestas homenagens aos santos, mas reconhece e se orgulha de sua trajetória como alguém que preparou um legado para inspirar as próximas gerações.


“Nos últimos anos eu montei [as apresentações] na Praça do Correio, mas hoje infelizmente já não consigo mais por conta da idade, o que demanda um cuidado. Agora é a vez dos outros fazerem. Eu separei alguns materiais meus para que um moço que começou a fazer em 2022 possa usar”, afirmou ela.


Dona Gema ainda se emocionou ao relembrar que, no ano passado, este mesmo rapaz prestou uma homenagem a ela na apresentação, que foi acompanhada e celebrada pela ilustre são-roquense. “Cantaram para mim, bateram palmas e eu achei isso muito gratificante, porque penso que graças a Deus algo de bom eu fiz e deixei para as pessoas”, continuou Dona Gema.


As criações artísticas conduzidas por ela começaram a serrealizadas em 1998, e a são-roquense mantém todas as lembranças através de inúmeras fotos guardadas ao longo dos anos. “A gente vai ficando velho e muita coisa a gente esquece mesmo, mas essa parte minha eu não esqueço nem de detalhes, e isso é interessante. Eu acho que quando algo é muito importante e ainda somos novos, isso enraíza na gente”, pontuou.


Um feito marcante na memória afetiva de muitos munícipes e que atravessará gerações levando o nome de sua mentoraGema Francisca Masetto Alonso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.