10/02/2015 às 09h44min - Atualizada em 10/02/2015 às 09h44min

Terrenos com entulho dificultam o combate à dengue em Sorocaba

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Foto: Reprodução TV TEM
Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Foto: Reprodução TV TEM

As equipes de Zoonoses continuam percorrendo os bairros de Sorocaba para fazer a nebulização contra o mosquito da dengue. O objetivo é tentar reduzir o número de casos da doença, que já passa de 800 - a maioria, na zona norte da cidade. Porém, o que dificulta o combate é que os criadouros estão por toda parte - inclusive do lado de fora das casas, em terrenos com entulho que escondem recipientes com água parada.

O trabalho é feito principalmente nos bairros onde já foram registrados casos de dengue recentemente, como no Jardim Casa Branca. No local, a equipe de reportagem da TV TEM encontrou um terreno cheio de lixo e entulho, com vários recipientes que acumulavam água parada. O aposentado Moisés Pinto conta que o descarte desses materiais nesse ponto é antigo, e que gostaria que fossem tomadas providências. "A gente reclama, mas não tem uma resposta da prefeitura", diz.

De acordo com os agentes, quando encontram um terreno com possíveis criadouros do mosquito, a Secretaria de Serviços Públicos é avisada e o dono é notificado para fazer a limpeza.

Segundo o órgão, os terrenos baldios e com mato alto estão espalhados por toda a cidade - alguns particulares e outros, da própria prefeitura.

A autônoma Eliana Buganza Moreira de Souza, moradora do Jardim dos Alpes, reclama da área ao lado da casa dela. “Tem vários terrenos no bairro que estão com mato alto e eu gostaria que alguém, talvez o proprietário do terreno limpasse. Tenho uma filha de nove anos e tenho medo de cobras, aranhas ratos, e inclusive, da dengue”, afirma.

No Jardim Botucatu, há mais exemplos de acúmulo de entulho. Segundo a  Ana Maria Rodrigues de Souza, a área verde da prefeitura se tornou um lixão justamente por estar mal cuidada e com mato alto. “Às vezes fico com medo e saiu desvirando as latas”, comenta Ana Maria.

A Prefeitura de Sorocaba informou que 880 donos de terrenos já foram intimados a fazer a limpeza só este ano. Desse total, 280 foram para o bairro Nova Sorocaba, uma das regiões mais problemáticas em relação à dengue. No ano passado, foram mais de cinco mil intimações e 247 multas aplicadas. Em áreas particulares, os donos têm 15 dias a partir da intimação para fazer a limpeza. A multa é de R$ 4,87 o metro quadrado para terrenos de até 500 m² e de R$ 6,96 para terrenos acima dessa área. 

Você pode conferir a matéria em vídeo feita pela TV TEM clicando aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.