09/02/2015 às 08h23min - Atualizada em 09/02/2015 às 08h23min

Cotia promove ações de prevenção e combate à dengue

Desde a última segunda-feira, 2 de fevereiro, agentes de saúde promovem ações no bairro Turiguara.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

O Ministério da Saúde está convocando a população para participar de uma grande mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que agora também transmite a febre chikungunya, doença que possui sintomas parecidos com os da dengue, porém com dores mais intensas e possibilidade de provocar problemas crônicos nos pacientes.

Em Cotia, as ações já foram intensificadas com agentes de saúde no bairro Turiguara desde a última segunda-feira (2/2) com medidas que bloqueiam os criadouros do mosquito transmissor. As equipes retornam ao bairro nesta segunda-feira (9/2) com nebulização e orientação, entre outras medidas preventivas e de combate.

A nebulização combate o mosquito transmissor em sua fase adulta. No entanto, as medidas diárias realizadas pelos moradores na residência e no entorno das casas são essenciais para impedir os focos de multiplicação do Aedes Aegypti. 

A Secretaria da Saúde destaca que, na próxima semana, a equipe contará também com material educativo para distribuição nas unidades escolares e à população de modo geral.

Em conjunto com as medidas de rotina realizadas pela Secretaria da Saúde, neste período que favorece a propagação da doença é importante que os moradores adquiram o hábito de eliminar os focos do mosquito em seu ambiente familiar e também observar o local de trabalho.  Verificar se a caixa d´água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal,  verificar se as calhas não estão entupidas  e colocar areia nos pratos dos vasos de planta são medidas essenciais para vencer o mosquito.

As denúncias ou dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail[email protected]  ou pelo telefone 4243-7734.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.