27/06/2023 às 16h56min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h00min

Especialista ressalta a importância da realização de revisões antes de viajar de carro

Coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Anhanguera lista motivos para efetuar manutenções nos veículos

SALA DA NOTÍCIA Nicholas Montini Pereira
Divulgação

Durantes os meses de junho e julho, muitas famílias estão prontas ou estão se preparando para viajar, seja para aproveitar as férias de inverno ou para apreciar um passeio em conjunto. Contudo, antes de embarcar nessa aventura, é essencial lembrar da importância de realizar uma manutenção completa e minuciosa em seu veículo, diminuindo assim a chance de acidentes durante o percurso. A manutenção adequada pode garantir uma viagem tranquila e segura para todos os ocupantes do carro. 

De acordo com o engenheiro mecânico George Brasil, coordenador e professor do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, a revisão regular do veículo é crucial durante todo o ano, mas nos meses de junho e julho, se torna ainda mais significativa devido a diversos fatores que podem impactar o desempenho e a segurança do veículo. 

Abaixo, o docente listou algumas razões pelas quais a manutenção antes de viajar é fundamental nesse período: 

Condições climáticas adversas: Os meses de junho e julho são conhecidos por apresentarem mudanças climáticas significativas em várias regiões. É importante garantir que os pneus estejam em bom estado, com a pressão adequada e profundidade de sulcos suficiente para garantir aderência em estradas molhadas ou escorregadias;  

Aumento da demanda de viagens: Durante as férias escolares, as estradas tendem a ficar mais movimentadas. É essencial ter certeza de que os freios, suspensão, amortecedores e outros componentes críticos estão em bom estado para evitar acidentes e lidar com situações de tráfego intenso; 

Longas distâncias percorridas: Muitas pessoas aproveitam esses meses para realizar viagens mais longas. Nesses casos, é fundamental verificar todos os fluidos do veículo, incluindo óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de freio e fluido da direção hidráulica, para garantir um bom desempenho e evitar falhas mecânicas; 

Prevenção de problemas imprevistos: A revisão também pode ajudar a identificar problemas ocultos ou em potencial no veículo. Ao realizar uma inspeção completa, é possível detectar vazamentos, desgaste de peças e outros problemas antes que eles se tornem mais sérios e causem inconvenientes durante a viagem. 

“Uma avaliação completa do veículo, principalmente em relação aos freios, pneus, escapamento, refrigeração, bateria e iluminação, evitará contratempos e garantirá uma condução tranquila. A manutenção preventiva é mais barata e eficiente do que corrigir problemas futuros. Além disso, colocar a segurança em primeiro lugar é essencial, visando garantir o bem-estar de todos os viajantes”, conclui o professor.
 
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

 Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.  

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros.   

Acesse o site e o blog para mais informações.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.