02/06/2023 às 15h44min - Atualizada em 02/06/2023 às 15h44min

Mudanças climáticas: aprenda a cuidar do corpo e da pele nas baixas temperaturas

De acordo com especialistas, os dias frios são o momento ideal para investir em tratamentos estéticos

Foto: Freepik
O clima frio e seco pode desnutrir e desidratar a pele, cabelos e lábios devido à queda na umidade do ar. No entanto, engana-se quem pensa que as baixas temperaturas são inimigas da beleza. De acordo com especialistas, os dias frios são o momento ideal para investir em tratamentos estéticos, por exemplo. Eles podem ser grandes aliados da autoestima também nesta estação.

"Os dias mais frios estimulam a demanda nas clínicas e os tratamentos mais recomendados para essa época são os de rejuvenescimento, que exigem das pacientes um tempo longe do sol. O ideal é aproveitar o clima frio para obter resultados ainda melhores. Ao iniciar os tratamentos agora, os pacientes estarão prontos para brilhar quando o calor voltar", explica Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora da HTM Eletrônica.

A especialista dá dicas simples e muito eficazes para cuidar da beleza durante o frio:

1. Conheça o seu tipo de pele
Antes de investir em produtos para cuidados em casa, uma dica é conhecer e escolher o cosmético ideal para o seu tipo de pele. Assim, o tratamento adequado vai potencializar os resultados, mediante as características do rosto. Quando a escolha do produto é errada, os ativos trabalharão de forma contrária ao que a pele necessita, promovendo respostas inadequadas.

2. Invista em cuidados que garantam a hidratação
No frio, é importante cuidar da pele e investir em procedimentos para garantir a hidratação e estimular a produção de colágeno da pele, como o peeling de cristal e de diamante, que promovem a renovação celular da epiderme. Ainda de acordo com Renata, durante as estações mais frias, o procedimento de esfoliação é essencial e pode ser feito em casa de forma simples e sem altos custos.
“A esfoliação elimina células mortas e resulta em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica sedosa, macia e pronta para receber a hidratação”, comenta a especialista.

3. Evite banho “fervendo” e beba muita água
Banhos muito quentes e demorados durante os dias frios são tentadores, mas podem acabar retirando o manto hidrolipídico da pele – um hidratante produzido pelo próprio corpo que atua como uma camada protetora – e causar um ressecamento ainda maior. Além disso, as pessoas tendem a não sentir tanta sede nesses dias, mas a hidratação se torna ainda mais necessária no tempo seco. Beber água é mais uma dica de beleza para manter o corpo e a pele hidratados.

4. Aposte em cuidados estéticos
Hoje, o mercado conta com diversas tecnologias que contribuem para o rejuvenescimento facial, hidratação e tônus da pele. Sempre que possível, apostar em tratamentos estéticos e usar a tecnologia como aliada para potencializar os cuidados home care é uma ótima opção.

5. Mantenha o uso do protetor solar
Mesmo nas épocas mais frias do ano, é fundamental usar protetor solar para colaborar com os cuidados com a pele. “A radiação ultravioleta, também no outono e inverno, provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além das manchas”, afirma Renata.

A orientação continua a ser a de reaplicar o fotoprotetor de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas em fotoexposição direta, exceto nos momentos de exposição para sintetizar vitamina D, essencial à saúde e à beleza.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.