05/05/2023 às 14h33min - Atualizada em 05/05/2023 às 14h33min

Guilherme Nunes lança ação sobre lei que permite acompanhante às mulheres em exames sensíveis ou procedimentos com anestesia

Lei obriga o acompanhamento de profissional da saúde do sexo feminino em procedimentos com sedação ou anestesia

- Foto: Divulgação

Para conscientizar as mulheres sobre um importante direito que possuem, bem como os estabelecimentos de saúde para que cumpram a lei, o vereador Guilherme Nunes (PL) lançou nesta quinta-feira (04) uma ação de conscientização sobre a Lei nº 5.611/2023, de sua autoria, que permite a presença de acompanhante em todos os exames mamários, genitais e retais, incluindo trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como obriga acompanhamento por profissional de saúde do sexo feminino em exames que utilizem sedação ou anestesia.

De acordo com o vereador Guilherme, alguns munícipes o informaram que determinados estabelecimentos de saúde não tinham conhecimento de sua lei, dificultando o direito de as mulheres terem o acompanhante. “Por isso, iniciei essa ação de conscientização, principalmente nas minhas redes sociais. A informação precisa ser transmitida para que todos cumpram a lei”, ressaltou.

Conforme o texto da lei, “é permitida a presença de um acompanhante de escolha da mulher em todos os exames mamários, genitais e retais, independente do sexo ou gênero da pessoa que realize o exame, se aplicando inclusive a exames realizados em ambulatórios e internações, incluindo trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como durante estudos de diagnóstico como transvaginal, ultrassonografias ou teste urodinâmico”.

Por fim, o vereador ressaltou que seu gabinete está de portas abertas para sugestões e denúncias, bem como suas redes sociais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.