03/05/2023 às 15h43min - Atualizada em 03/05/2023 às 15h46min

Festa da Congada de Cotia terá show com Leci Brandão

Desde fevereiro, o evento é patrimônio cultural imaterial do Estado. Nove congos convidados estão confirmados para a festa dos dias 13 e 14 de maio

- Fotos: Vagner Santos
Assessoria de Imprensa

Nos dias 13 e 14 de maio, a Congada de São Benedito de Cotia, com o apoio da Prefeitura, realiza mais uma edição da festa da Congada com uma programação especial. A comemoração também marcará a celebração dos 72 anos de fundação da congada, que é um patrimônio cultural e imaterial de Cotia, desde 2014 (Lei 1.823/2014), e do estado de São Paulo, desde fevereiro passado (Lei 17.619/2023). A programação é gratuita e acontecerá na sede da congada, que fica na Vila São Joaquim. Autora da lei que elevou a Congada de Cotia a patrimônio no estado, a cantora e deputada estadual, Leci Brandão, está confirmada para o show de encerramento.

Nove congadas convidadas já confirmaram participação e são esperadas na festa de resistência e celebração da libertação dos escravos no Brasil a partir da assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1889. “A congada é uma das grandes expressões culturais de nossa cidade. É um orgulho termos em nossa cidade este patrimônio que, merecidamente, este ano passou a ser patrimônio do estado de São Paulo”, disse o prefeito Rogério Franco.

A programação é realizada com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia e terá apresentação de samba de roda, shows com grupos regionais, missa, procissão, apresentação das congadas convidadas e da Congada de São Benedito de Cotia, além do show da Leci Brandão.

Sobre a Congada de São Benedito

Oficializada em junho de 1951, a Congada de São Benedito, foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro. Seu Dito nasceu em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e foi lá que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos. Mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município. Desde então, a semana de 13 de maio tem sido comemorada pela família Castro.

 

Serviço

Congada de São Benedito de Cotia – 72 anos

Rua Padre José Ferreira de Seixas, 146 – Vila São Joaquim

 

Programação:

Dia 13 de maio (sábado)

· 17h: chegada da congada de Santa Efigênia (Mogi das Cruzes) e Congada de São Benedito do Alto do Cristo (Taubaté)

· 18h: será transportado o busto da Princesa Isabel que se encontrará na Câmara Municipal de Cotia

· 19h: apresentação do samba de roda Garoa e recôncavo e Grupo Capoeira Baluarte

· 20h30: Terça na Casa do Festeiro

· 21h: apresentação da Congada de São Benedito de Cotia

· 22h: Shows com grupos regionais

· 23h: forró na sede da Congada de São Benedito de Cotia

 

Dia 14 de maio (domingo)

· 9h: chegada da Congada de São Benedito (Pindamonhangaba), Congada de São Benedito (Lorena), Moçambique do Belém (Taubaté), Moçambique Parque São Cristóvão (Taubaté), Maracatu Mucambos de Raiz Nagô (São Paulo), Maracatu Caracaxá (São Paulo) e Cia de Moçambique Kambaiá (São Paulo)

· 11h: missa de intenção as almas dos escravos na sede da Congada de São Benedito de Cotia

· 15h: encontro das bandeiras e representação da assinatura da Lei Áurea

· 16h30: Procissão dos Santos Patronos acompanhada das Congadas

· 18h30: despedida das Congadas

· 20h: Apresentação da Cia Baru e Expressão Artística – Instituto Gira Sol

· 22h: Show de encerramento com Leci Brandão


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.