06/04/2023 às 11h01min - Atualizada em 06/04/2023 às 11h01min

8ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo é realizada em São Roque

Ação foi organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas

- Fotos: Carlos Mello
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Em homenagem ao Dia Mundial do Autismo (02 de abril), a 8ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo foi realizada na manhã do último domingo, 02 de abril, e reuniu parte da população são-roquense na Avenida Bandeirantes, local onde os munícipes se concentraram para iniciar o percurso, que seguiu pelo centro da cidade e terminou na Praça da Matriz. A ação foi organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Roque (AMAIS São Roque).

O grupo vem realizando este evento desde 2014, e a iniciativa foi tomada com o objetivo de promover a discussão sobre o autismo e a importância da inclusão. Na caminhada, a cor representativa para a síndrome é azul, pois curiosamente, ela afeta mais meninos do que meninas, na proporção de quatro meninos para uma menina. Portanto, sempre são distribuídos balões azuis na ocasião, e é recomendado que as pessoas que forem comparecer sigam o padrão da cor em suas roupas.

Autismo

O transtorno do espectro autista (TEA) se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Ainda que todas as pessoas com TEA dividam essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades distintas. Deste modo, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem evidentes para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo da vida.

A síndrome pode ser identificada através dos sintomas que podem ser: ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental, portador voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação e tem comprometimento da compreensão.

O diagnóstico de autismo é feito por meio da observação de um médico e também da realização de alguns testes de diagnóstico. O transtorno pode ser, por vezes, quase que imperceptível e pode confundir-se com timidez, ausência de atenção ou excentricidade, como ocorre em certos casos de autismo leve. Em caso de qualquer suspeita, é importante levar a criança ao médico para que ele avalie o desenvolvimento e o comportamento dela, podendo indicar o que ela tem e como tratar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.