10/03/2023 às 21h40min - Atualizada em 10/03/2023 às 21h41min

Vereador denuncia falta de ambulâncias em setor de saúde de São Roque

Cabo Jean expôs o caso de uma idosa moradora do bairro Santo Antônio que veio a óbito. Ela passou mal e precisou do Setor de Emergência, mas teve que ser atendida pelo Corpo de Bombeiros por indisponibilidade de ambulâncias

- Foto: Reprodução / Internet

A falta de ambulâncias em São Roque foi denunciada pelo vereador Cabo Jean em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (10). Ele expôs o caso de uma idosa de 64 anos que é moradora do bairro Santo Antônio, passou mal em sua residência e a família acionou o Setor de Urgência e Emergência (192), mas funcionários disseram que havia somente um veículo disponível e que no momento ele atendia uma ocorrência em outro ponto da cidade. Após ser amparada pelo Corpo de Bombeiros, a mulher não resistiu e veio a falecer.

Para o parlamentar, a idosa poderia ter sido salva se houvesse uma ambulância para socorrê-la prontamente. “Infelizmente o caos está instalado na saúde de São Roque. Desta vez uma senhora poderia ter sido salva se tivéssemos ambulância disponível, mas infelizmente ela veio a óbito. Como é que o município de São Roque, com quase 100 mil habitantes, tem apenas uma ambulância no dia de hoje para fazer um atendimento de toda a população são-roquense?”, questionou o vereador durante uma transmissão ao vivo realizada em frente à UBS Guaçu, local que também abriga o Setor de Urgência e Emergência Municipal.

Segundo Cabo Jean, por volta de 10h00, a moradora começou a passar mal e seus familiares ligaram solicitando a ambulância no setor que fica ao fundo da UBS, mas ouviram que no dia de hoje (10) somente uma ambulância estaria realizando atendimento e que a devolutiva para o socorro levaria em torno de uma hora e meia a duas horas, pois no momento o veículo atuava em uma ocorrência no bairro Campininha.

“A família desesperada, precisando de socorro e sem um carro para levar a senhora ao hospital, começou a fazer contatos, posteriormente reiterou a ligação no setor e nada de ambulância”, disse o parlamentar.

Ele ainda declarou que, após um período, os familiares conseguiram contatar o Corpo de Bombeiros, que foi até o local e encaminhou a senhora para a Santa Casa de São Roque. “Ela teve duas paradas cardíacas no caminho e uma terceira no hospital, a qual infelizmente não resistiu e veio a óbito. Mas a minha indignação é pensar como uma administração que tem tanto dinheiro como é a Prefeitura de São Roque hoje, principalmente pelas questões de saúde, deixar isso acontecer. Trata-se de uma senhora que poderia ter seus problemas, mas perdeu a vida e precisou de um socorro imediato”.

O Jornal da Economia questionou a Prefeitura de São Roque sobre o caso e, em resposta, o Departamento de Saúde Municipal informou que o Setor de Urgência e Emergência (192) foi acionado na manhã desta sexta-feira, dia 10, para prestar atendimento à munícipe. Segundo a administração, como o veículo da unidade já prestava atendimento em outro ponto do município, o setor “orientou que o Corpo de Bombeiros fosse acionado, um procedimento solicitado pela própria corporação, que prontamente se deslocou até o local, realizando o atendimento e o deslocamento da munícipe, que infelizmente veio a óbito”.

“O Departamento esclarece que a paciente foi amparada com eficiência pela equipe do Corpo de Bombeiros, que solicita que os chamados sejam realizados pelos familiares ou pessoas que precisam de atendimento, e que regularmente atua em parceria com a equipe de Resgate Municipal no amparo à população de São Roque”, finalizou o governo municipal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.