07/02/2023 às 19h57min - Atualizada em 07/02/2023 às 19h57min

As perspectivas e os desafios da avaliação educacional no Brasil é tema de seminário virtual da FGV EESP

  O evento será no dia 14 de fevereiro, às 18h  

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), em parceria com seu Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP CLEAR) e com a Iniciativa Global de Avaliação (GEI), realizará um seminário virtual no dia 14 de fevereiro, às 18h, sobre as perspectivas e os desafios da avaliação educacional no Brasil. O evento terá a contribuição de Fernanda Estevan, professora da FGV EESP; e Guilherme Lichand, Assistant Professor University of Zurich. A moderação será de André Portela, professor da FGV EESP. Os interessados em participar devem se inscrever neste Link.

 

A pandemia de Covid-19, iniciada há quase três anos, teve consequências para a educação brasileira, incluindo choques negativos na aprendizagem e trajetória escolar dos estudantes, além do aprofundamento de desigualdades educacionais. As novas gestões estaduais e federal têm a oportunidade de recuperar as perdas ocorridas, aprimorar os modelos de avaliação educacional e investir no uso de evidências na formulação de políticas educacionais.

 

Qual o papel da implementação do Sistema Nacional de Educação, ao integrar as políticas educacionais dos entes federados, no processo de recuperação de aprendizagem e combate às desigualdades educacionais? Quais aprimoramentos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e nas avaliações estaduais são necessários para alavancar a educação brasileira nas próximas décadas? Qual o futuro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e como o atual contexto educacional e de desigualdades pode ser incorporado no índice? Como os entes federados podem utilizar as avaliações para melhorar a qualidade da oferta educacional e garantir o direito constitucional à educação?

 

Essas perguntas serão discutidas durante o evento, de forma a apontar caminhos e limites da avaliação educacional hoje no Brasil.


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