Uma iniciativa da Gerdau voltada a catadores e cooperativas de sucata tem contribuído para a formalização e o aumento da renda desses profissionais, além de ampliar o volume e a qualidade do material comercializado. Por meio do projeto Reciclagem Inclusiva, que já capacitou mais de 1,2 mil recicladores no Brasil, Chile, Peru e Uruguai sobre temas como gestão empresarial e ambiental, houve expressivo crescimento da receita dos catadores e das cooperativas participantes.
Desde o início do projeto, em 2007, os lucros registrados pelos participantes evoluíram, em média, 167%, enquanto que o volume de sucata coletado aumentou 339%. Além disso, o número de fornecedores da Gerdau foi ampliado, passando de nove em 2011 para 116. Esses resultados renderam à Gerdau uma premiação inédita da World Steel Association, o Steelie Awards na categoria Excelência em Sustentabilidade. O projeto também foi recentemente reconhecido pelo programa Benchmarking Brasil como uma das melhores práticas socioambientais do País.
Localizada em São Roque (SP), a Cooper Sol foi uma das beneficiadas. Segundo Peterson Hilário, Supervisor Chefe de Serviços Administrativos do Departamento de Bem Estar Social da Prefeitura da Estância Turística de São Roque e responsável pelo apoio técnico e suporte administrativo da Cooper Sol, além de levar capacitação técnica para os profissionais, o projeto contribuiu para promover o trabalho em equipe dentro da cooperativa. “Ter como parceira uma empresa conhecida mundialmente como a Gerdau trouxe, acima de tudo, dignidade para os nossos cooperados, recuperando a autoestima de cada um, influenciando diretamente no resultado final do nosso trabalho”, afirma Peterson