06/01/2023 às 14h09min - Atualizada em 06/01/2023 às 14h15min

Ruas e estradas alagadas causam transtornos em São Roque e região

Moradores entraram em contato com o JE nesta semana para expor a situação que os locais se encontram após as fortes chuvas

- Foto: Márcio Cleto

A chuva registrada na tarde da última quarta-feira (04) provocou alagamentos e causou transtornos para os moradores de São Roque e outras cidades da região. A administração são-roquense informou que, devido às fortes chuvas, a Defesa Civil Municipal registrou atendimento a incidentes pontuais ocorridos em 10 residências e trechos nas regiões de Canguera, Campininha de Baixo, Gabriel Piza, Marmeleiro, Capuava, Junqueira, Saboó, Estrada dos Mendes, Estrada do Condor, Jardim Villaça, Boa Vista, Vila Nova, Taboão e Centro. Em Mairinque, foi decretado estado de emergência.

Moradores de alguns dos bairros entraram em contato com o Jornal da Economia nesta semana para expor a situação que os locais se encontram após as tempestades ou até para fazer críticas ao governo municipal. “Vila Nova pede socorro! É a terceira vez que o bairro fica com muito barro e lama. Socorro, prefeito Guto Issa e vereadores de São Roque!!! Novamente por conta de corte irregular realizado no terreno Rua Ibitinga e por conta da chuva o barro desceu e invadiu minha casa, as dos vizinhos e entrou um pouco de água na creche. É triste, mas é a realidade e, infelizmente, avisamos a prefeitura, a Defesa Civil e fomos informados que não podemos reclamar”, afirmou um morador, que publicou uma live nas redes sociais.

Outro munícipe também informou que a água voltou a invadir uma residência no Campininha com alagamentos e os moradores continuam cobrando melhorias. “De novo a chácara do meu pai está cheia d’água. No momento ele se encontra recém-operado, ele é de idade. Antigamente não alagava, mas depois que aumentou o número de casas na região, mais especificamente na Rua do Roque, está enchendo de água lá. Nem a Sabesp, nem a prefeitura tomam atitude e a gente não sabe o que fazer. Os meus pais são de idade, precisamos de ajuda”, disse ele.

A Prefeitura ainda divulgou que apesar do grande volume de chuva registrado no município em pouco tempo, com acúmulo de 77,5 mm em apenas 12 horas, não houve registro de feridos, casas interditadas ou pessoas desabrigadas.

“O governo são-roquense reforça o trabalho de monitoramento e amparo à população desempenhado durante as chuvas, numa ação conjunta e que, além da Defesa Civil, também envolveu a Guarda Civil Municipal, Divisão de Trânsito, Departamento de Obras, Fiscalização e Bem-Estar Social (que segue prestando todo o amparo devido às famílias afetadas pelas chuvas de hoje)”, destacou a Prefeitura, completando que os danos causados pelas chuvas foram minimizados devido ao trabalho da Operação Verão, que segue realizando a limpeza de rios e córregos na cidade.

Rio Aracaí quase cheio com muito plástico e sujeira – Foto: Portuga

Rio Guaçu quase transborda durante forte chuva – Foto: Letícia de Almeida Teixeira

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual já havia alertado sobre a previsão de chuva forte no município e região entre terça-feira (03) e sexta-feira (06). Segundo o informativo, a previsão era de forte chuva seguida de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo em nossa região (a previsão de acúmulo é de 120mm).

Neste momento, recomenda-se atenção para áreas de risco. “Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil, através do 4712-2288”, divulgou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.