A tradicional Festa de São Benedito, que teve início na noite da última terça-feira (03), termina nesta sexta-feira (06), com uma procissão na região central de São Roque. A igreja, localizada na rua XV de Novembro, ao lado da Praça Heitor Boccato, realizou o tríduo em louvor ao padroeiro sempre às 19h00.
Entretanto, a tradicional procissão ocorrerá a partir das 17h00 pelas ruas centrais do município e, posteriormente, acontecerá a Santa Missa para findar as celebrações que foram concretizadas desde o dia 03, também contando com uma quermesse que vende pastéis, bolos, bebidas, entre outros típicos.
Sobre a Igreja de São Benedito
Construída por escravos em 1855 com taipas de pilão, a Igreja de São Benedito está em ótimo estado de conservação e é também um espaço muito procurado por turistas.
Possui um estilo colonial típico da época de sua construção. Ficou abandonada por um período, servindo de depósito para a Igreja Matriz. Mesmo assim a igreja não perdeu sua originalidade. Após passar por reforma, a igreja voltou a atender a população com missas e eventos musicais ao longo do ano.
São Benedito era filho de escravos e nasceu em uma ilha na Itália. Seus pais não queriam ter filhos para não gerarem mais escravos, foi então que o senhor deles prometeu que se tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino.
Canonizado em 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio Vll, o santo é um dos mais populares no Brasil, com inúmeras paróquias por todos os lugares, inspiradas em seu modelo de humildade e caridade. É representado com o menino Jesus nos braços, porque fora visto por diversas vezes com um lindo bebê nos braços enquanto fazia suas orações.