27/01/2015 às 16h22min - Atualizada em 27/01/2015 às 16h22min

Atividades de Férias promovem diversão e conscientização ambiental em Cotia

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Cotia promoveu no sábado (24/1) uma série de atividades de férias no Centro Cultural de Caucaia, com o objetivo de incentivar a participação das crianças e conscientizá-las sobre conceitos importantes relacionados à educação ambiental. A iniciativa utilizou a interatividade para proporcionar o despertar de atitudes capazes de contribuir com a conservação do meio ambiente, ainda na fase infantil.

As ações também foram voltadas para o público adulto, que teve a oportunidade de saber mais sobre o Posto de Entrega Voluntária (PEV), implantado em Caucaia do Alto, e o Viveiro de Mudas. 

Durante a programação, que teve início às 12h e encerrou-se por volta das 16h, o público pôde degustar pães de ervas aromáticas, participar do plantio de mudas, de oficinas de confecção de vasos a partir de garrafas descartáveis e receber orientações sobre a reutilização de produtos recicláveis.

No local também foram disponibilizadas mais de 300 mudas de plantas nativas para doação. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária informaram os interessados sobre as características de cada espécie, explicando sobre o plantio e os cuidados no ciclo de vida da planta.

O público infantil compareceu em peso e elegeu a oportunidade de plantar sua muda e levá-la para casa, como atividade mais interessante. Cebolinha, alface (roxa, crespa e lisa) orégano, coentro, e salsinha foram algumas das mais procuradas pelos pequenos participantes.  

A Coopernova Cotia Recicla ficou responsável pela exposição de coleta seletiva. Marli Andrade, idealizadora da cooperativa responsável pela captação dos materiais recicláveis no município, reforçou a importância do descarte correto. “Para nós, que sabemos a importância de cuidar do meio ambiente, acho de extrema valia este tipo de evento, porque Caucaia é uma área de manancial, característica que atrai muitas pessoas para cá. Quem vive aqui gosta do verde, valoriza a natureza e, exatamente por isso, todos precisam apreciar e principalmente zelar este bem para garantir a sua conservação”.

No espaço montado pela cooperativa, os participantes também tiveram acesso a dicas para aderir à reciclagem dentro de casa.  “O primeiro passo é separar o seu material. Não é necessário que seja em sacos especiais; todos podem ser colocados em uma única embalagem. É importante, porém, que o material esteja limpo. Depois é só entregar no PEV”, completou Marli.

Uma palestra de Edvan Antunes, autor do livro “De Caipira a Universitário”, encerrou o evento. Durante sua apresentação, o escritor falou sobre a cultura caipira e utilizou músicas que deram origem ao estilo para contextualizar o tema. “A cultura caipira deve ser valorizada e seu resgate depende muito de ações de incentivo realizadas pelo poder público e da sensibilidade da sociedade de modo geral”, finalizou.

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, no Centro Cultural, a programação de férias contou com a parceria das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, além da CoopernovaCotia Recicla e Departamento de Eventos e Cerimonial.

Os presentes demonstraram que aprovaram a iniciativa e esperam por novas edições.

Confira alguns depoimentos:

Márcia Domingues de Oliveira – Professora Municipal aposentada - “Iniciativas como esta são de suma importância tanto para a conscientização sobre o meio ambiente (conservação e reciclagem do lixo) como para a perpetuação do hábito do consumo saudável da infinidade de ervas que possuímos em nosso país. Para finalizar, ainda fomos agraciados com uma bela palestra sobre tradições caipiras, com uma sugestão interessante de implantarmos em nosso município, a Semana da Tradição da Cultura Caipira. Fica aí a dica”.

Neide Rosa Santos - “Gostei muito desta iniciativa de falar sobre a reciclagem. Eu jogo tanta coisa fora e agora que eu sei que em Caucaia tem um local para coleta seletiva, eu vou fazer”.

Adilson Marques -  “Esta ação é muito útil para ajudar a cuidar da natureza. Estou levando duas plantas que eu não conhecia e fiquei muito interessado a partir das informações que recebi dos orientadores”.

Richard Domingues - “Espero que tenha mais eventos como este porque, desta forma, podemos ajudar a natureza e melhorar a qualidade de vida. Estou fazendo a minha parte, vou levar duas mudas”.

Serviço:

PEV – Posto de Entrega Voluntária

Endereço: Rua Luiz Sacramento s/nº (ao lado da Sub prefeitura)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.