23/12/2022 às 16h56min - Atualizada em 23/12/2022 às 16h56min

São Paulo é eleito 'Estado Amigo da Pessoa Idosa' na Região Sudeste

A cerimônia ocorreu durante o evento Avanços da Política Nacional da Pessoa Idosa, que contou com a participação de representantes de entidades

- Foto: Pixabay

Foram divulgados nesta quinta-feira (22), em Brasília, pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNPDI) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) os vencedores do título de Estado Amigo da Pessoa Idosa, por região do Brasil. São Paulo foi o ganhador na região Sudeste. Foram distinguidos também Roraima (Norte), Ceará (Nordeste), Mato Grosso (Centro-Oeste) e Paraná (Sul).

A solenidade de diplomação dos estados Amigos da Pessoa Idosa traz o reconhecimento público por parte da SNDPI e do CNDI das ações desenvolvidas que se destacaram na implementação da Política da Pessoa Idosa nos últimos 04 (quatro) anos, em especial na ampliação dos conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa e dos fundos da pessoa idosa.

A cerimônia ocorreu durante o evento Avanços da Política Nacional da Pessoa Idosa (2019-2022), que contou com a participação de representantes de entidades governamentais e não governamentais que trabalham com a temática da pessoa idosa, acadêmicos e professores/pesquisadores; representantes ministeriais, integrantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário (de áreas relacionadas à temática da pessoa idosa), nacional, estadual, distrital, municipal, entre outros.

Foram apresentadas no encontro experiências de sucesso de aplicação em âmbitos municipal e estadual do Fundo da Pessoa Idosa na capital mineira, Belo Horizonte, e no Paraná, respectivamente. Além disso, houve a entrega dos prêmios aos vencedores do 1º Prêmio Literário de Redações, voltado para a participação de alunos do ensino médio da rede de escolas públicas do Brasil e do 2º Prêmio Literário de Crônicas voltado para pessoas com idade igual ou acima dos 60 anos. Ambos os prêmios tinham como tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social foi representada por: Kelen Garcia – Presidente do Conselho Estadual do Idoso e Daniele Ribeiro da Silva – coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.