14/12/2022 às 18h01min - Atualizada em 14/12/2022 às 18h01min

Digital arte: Tudo que você precisa saber sobre esse crescente mercado

A proliferação de digital arte tornou o mercado tradicional mais acessível e diversificado. Os avanços na tecnologia possibilitaram a criação de artes que podem ser compradas, vendidas e compartilhadas de forma mais rápida e fácil do que nunca. Com o rápido crescimento do digital, é importante entender o básico deste setor emergente.

Desde compreender as diferentes fontes até encontrar as plataformas certas para comprar quadros decorativos, vamos ver juntos nesse guia todo o conhecimento necessário para explorar o mercado de arte digital com confiança.
Com uma gama de oportunidades para criar, comprar e compartilhar, o potencial para expressão criativa e ganho financeiro está mais em alto do que nunca.
Quer você seja um entusiasta da área ou um colecionador experiente, esse mercado oferece algo para todos. Então, vamos mergulhar e descobrir o que você precisa saber para aproveitar ao máximo este mercado excitante e em constante evolução.


O que é arte digital?

 
Primeiramente, a digital arte é criada, publicada e distribuída usando tecnologia digital. Pode ser entregue em uma variedade de formatos, incluindo software, aplicativos móveis, websites e código de computador. Permitindo com que os artistas publiquem rapidamente seu trabalho e o vendam a um público global.
Você pode fazê-la com uma variedade de softwares, incluindo programas como Adobe Photoshop, Autodesk Maya, e software de modelagem 3D. Também pode ser gerada usando ferramentas on-line como websites, aplicativos que permitem às pessoas criar, compartilhar e comprar de seus celulares.
Além do seu volume, diferentemente de galerias que possuem horários, com a digitalização, esses quadros estão disponíveis para visualização e compra 24 horas por dia.

Diferentes fontes

 

  • Arte gerada por computador (CG Art): A princípio, essa é a fonte mais comum de arte digital. Os artistas usando software de computador ou outras ferramentas digitais. O artista insere uma variedade de informações, como cores, formas e texturas, para produzir uma imagem gerada por computador. Exemplos de programa que são utilizados são o Adobe Photoshop, Autodesk Maya, e softwares de modelagem 3D.

  • Pixel Art: Pixel art é um tipo de imagem criada com um número limitado de cores. São tipicamente criadas a partir de pixels quadrados, criando uma estética retro e nostálgica.

  • Montagem: Temos a famosa montagem, que combina diferentes imagens ou fotografias para criar peças novas e originais.


Benefícios do uso e compra

 

  • Acessibilidade: É acessível independentemente da idade ou localização. A internet fornece uma plataforma global para que os artistas compartilhem seus trabalhos e permite que todos com uma conexão possam acessar seus trabalhos.

  • Baixos custos de inicialização: A arte digital tem custos de inicialização extremamente reduzidos quando comparada a pintura na mão. Os artistas podem usar seu computador e um software de edição de imagem gratuito ou de baixo custo para criar arte digital. A arte digital não requer nenhuma ferramenta ou material especial.

  •  Conveniência: Podemos comprar quando quisermos, pois os artistas normalmente publicarão seus trabalhos em um site, tornando sua arte prontamente disponível a qualquer pessoa com acesso à internet.

  • Variedade: Possui vários formatos, incluindo animações GIF, capturas de tela e desenhos CAD.

  • Oportunidade de trabalho em rede: É comum que os profissionais usem seu trabalho para criar conexões e construir suas redes.

  • Expressão criativa: É uma excelente ferramenta para expressão criativa e autoexpressão.

  • Ganho financeiro: Logicamente podemos pensar que os artistas precisam de dinheiro para sobreviver, assim como qualquer outra pessoa. E graças a internet, essa remuneração tornou-se cada vez mais fácil!

 

Plataformas para comprar

 

  • Galerias de Arte Online: As galerias on-line fornecem plataformas nas quais os artistas possam vender seus trabalhos originais. Elas geralmente têm um processo de submissão no qual os candidatos podem ser revisados pelos curadores da galeria antes de serem aceitos para venda.

  • Mercados online: Os mercados online não funcionam da forma tradicional e não revisam o que está listado para venda. Ao invés disso, é possível simplesmente inserir por exemplo quadros para sala e vender suas obras no site.

  • Plataformas de Mídias Sociais: As plataformas de mídia social estão se tornando cada vez mais populares e servem como uma vitrine. Então, ao compartilhar seu trabalho nas mídias sociais você pode converter em vendas pelos posts.

 

Como encontrar arte de altíssima qualidade online

 

  • Pesquisa na Internet: O melhor lugar é na quadros decorativos. Pesquisar sites de arte digital e galerias de arte on-line que vendem arte digital. Você também pode procurar artistas digitais principalmente nas mídias sociais e conferir seus sites, páginas de mídia social e portfólios on-line. Os artistas digitais normalmente vendem sua arte on-line e através das mídias sociais.

  • Fóruns online: Os fóruns online são outra excelente fonte de informação sobre arte digital. Há muitos fóruns online dedicados à arte digital, permitindo que artistas e entusiastas da arte discutam e compartilhem seus trabalhos.

  • WeChat e Weibo: WeChat e Weibo são plataformas de mídia social chinesa que permitem que os artistas compartilhem seus trabalhos.

  • Eventos: Os eventos são um ótimo lugar para encontrar arte digital. Mas procure por eventos de arte digital em sua área e participe para conhecer artistas e comprar seus trabalhos.

 

 

Como determinar um valor

A primeira coisa a se notar ao avaliar o valor da arte digital é que semelhantemente ao mercado da arte tradicional, esse é subjetivo. Porém, não se pode comparar o valor da arte tradicional com o valor da arte digital. Em vez disso, você deve determinar o valor de cada tipo de arte separadamente. Você também precisa determinar o valor da peça de arte específica. Isto significa que você precisa saber como o artista criou a obra de arte e os materiais utilizados. Enfim, você também precisa levar em consideração a popularidade do artista e a demanda por seu trabalho.
Um artista popular provavelmente terá um preço mais alto por seu trabalho do que um artista emergente. Além disso, você precisa considerar o tamanho da obra. Obras menores, como animações GIF, provavelmente terão um preço mais baixo do que peças do tamanho de paredes.

 

Tendências no mercado

 

·Crescimento Global: O mercado de arte é uma indústria em crescimento e lucrativa. Surpreendentemente, 2021 fechou com uma receita (apenas em leilões) estimada em US$ 17,08 bilhões. Dentro desse valor, estão os US$ 2 bilhões que são atrelados ao meio digital. Afinal, mais de 100 milhões de pessoas que criam e vendem novas obras em todo o mundo através de sites, mídias sociais e mercados on-line.

·Realidade Virtual: A realidade virtual está sendo cada vez mais incorporada à arte digital. Podemos usar o VR para criar algo super imersivo.

· Inteligência Artificial: A inteligência artificial tem sido usada por artistas para criar arte digital. Ela tem sido exposta em galerias e vendida on-line.

·Realidade Aumentada: Da mesma forma, a realidade aumentada (RA) está sendo muito usada.  Você pode usar a RA pra criar experiências interativas e exposições que as pessoas podem ver em tempo real.

·Internet das Coisas: Você pode facilmente interagir com uma obra através da Internet das Coisas (IoT) usando códigos QR para você poder interagir pelo seu celular com obras únicas.

 


 

Desafios da Arte Digital

 

  • Propriedade: Embora seja acessível a todos, fica sempre a dúvida de quem que é a arte. Não podendo ser possuída no sentido tradicional. Ao passo que funciona como uma licença que permite que o proprietário faça uso daquela obra.

  • Falta de Exposições Presenciais: As exposições de arte digital são raras e difíceis, devido à natureza desse estilo. Não há um lugar central onde os artistas possam mostrar seus trabalhos, o que dificulta encontrar um local adequado para uma exposição.

  • Preservação: Está propensa à perda de dados. Então, se o arquivo digital é perdido, então a arte também é perdida. Embora existam soluções de arquivamento digital, elas não são tão confiáveis quanto as tradicionais.

 

As melhores Artes em quadros decorativos

 
Agora você já sabe como escolher as melhores opções de quadros decorativos. Uma dica extra de local para inserir quadros na sua casa é na sala! Com quadros para sala você consegue marcar o seu ambiente para sempre, desbloqueando memórias, além de deixar o local mais leve e com a sua cara. Não perca tempo e confira as melhores opções de quadros para sala.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.