07/10/2022 às 19h46min - Atualizada em 07/10/2022 às 19h46min

Banco de Brasília (BRB) enfrenta chantagem de cibercriminosos após ataque

O banco de dados do Banco de Brasília (BRB), entidade controlada majoritariamente pelo Governo do Distrito Federal, está sob ataque cibernético nos últimos dias

Foto: Divulgação / Banco de Brasília

O Banco de Brasília, também conhecido apenas como BRB, publicou nas redes sociais um comunicado informando instabilidade nos sistemas: “O BRB informa aos seus clientes que está com intermitência nos sistemas. As equipes de tecnologia estão trabalhando para que o funcionamento seja normalizado o mais rápido possível”.

 

Segundo reportagem do portal TecMundo, o banco sofreu um ataque ransomware no início da semana e enfrenta chantagem de cibercriminosos. Os criminosos pedem 50 Bitcoins, cerca de 5,2 milhões de reais, para não vazarem os dados que foram sequestrados. De acordo com o cibercriminoso Crydat, que entrou em contato com o portal de tecnologia na tarde de quinta-feira (06), o Banco BRB teria até as 15 horas do dia 07 de outubro para realizar o pagamento e não ter as informações vazadas ao público.

 

Ainda segundo o Tecmundo, informações de uma fonte anônima revelam que o grupo responsável pelo ataque é formado por brasileiros que utilizaram o ransomware do grupo LockBit como "ransomware as a service". Isso significa que o programa malicioso é comprado e utilizado por outra equipe.

 

Atualmente, o caso já é investigado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal.

 

Desde terça-feira clientes do banco estão se queixando nas redes sociais sobre operações não concluídas, a começar pelo acesso ao aplicativo do banco, assim como operações gerando mensagens de erro. Há clientes informando ainda que não conseguiram fazer operações como pagamento de boletos, nem mesmo após contato com os gerentes das suas agências.

 

Até o momento, a publicação do BRB não esclarece se os dados dos clientes estão seguros ou se realmente sofreu algum tipo de invasão.

 

A recomendação para quem enfrentar alguma dificuldade em relação à realização de alguma operação, ou que deseje se informar sobre o ocorrido diretamente com o Banco de Brasília, é acessar seus canais de atendimento. O site ABRI informa o SAC do BRB nesta página.  O número 0800 é o 0800-648-6161. Há também o 0800-648-6162 voltado para pessoas com deficiência auditiva/fala.

 

Sobre o Banco de Brasília (BRB) - O Banco de Brasília, criado em 1964 com o nome de Banco Regional de Brasília, é estatal, tendo o Governo do Distrito Federal como seu maior acionista (96,85%). Com sua criação, de acordo com o site oficial, era pretendido dotar o Distrito Federal de um agente financeiro que possibilitasse captar recursos necessários para o desenvolvimento da região. Ele se chama Banco de Brasília desde 1986, tem ativos da ordem de R$ 17 bilhões, 3.800 funcionários e cerca de 600 mil clientes.

 

O BRB dispõe de 138 pontos de atendimento, sendo: 123 agências (107 no Distrito Federal e 16 em outros Estados (cinco localizadas nas capitais: Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo; uma em Unaí e dez no interior do Estado de Goiás), além de doze PAs do Distrito Federal e três em outros estados.

 

Além disso, o BRB ficou bastante conhecido nacionalmente pela parceria com o time carioca de futebol Flamengo, que é considerado o mais popular do país


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.