08/09/2022 às 21h55min - Atualizada em 08/09/2022 às 21h55min

Dicas de redação de currículo: faça seu currículo se destacar

Imagem Pexels

Se você está procurando por uma nova oportunidade de trabalho, certamente já fez algumas pesquisas na internet. Você certamente encontrou muitos sites que oferecem cursos gratuitos sobre a arte do mundo do RH e como criar um currículo perfeito para seu próximo empregador. Mas você deve saber que o melhor currículo não é apenas uma lista de conquistas — ele precisa ser útil e fiel a sua rotina profissional. O seu currículo é um documento importante para ajudá-lo a mostrar que você tem habilidades específicas, competências essenciais e experiência relevantes para tarefas muito diferentes de outras pessoas que estão no mesmo anúncio.

Seção: Coloque suas informações de contato no topo.

Se você estiver se candidatando a um emprego on-line, certifique-se de que suas informações de contato sejam fáceis de encontrar. Inclua o seguinte em seu currículo deve verificar

Seu número de telefone, endereço e endereço de e-mail Seus cabos de mídia social (se aplicável) Links para outros sites ou redes sociais onde você mantém perfis (como o LinkedIn)

Seção: Coloque seus dados de contato na parte superior: Personalize seu currículo para cada aplicação.

Seção: Coloque seus dados de contato na parte superior: Personalize seu currículo para cada aplicação.

Aqui, você vai colocar sua informação de contato na parte superior do currículo e ir vivendo as bases para uma boa impressão dos recrutadores sobre você. É importante que esteja sempre organizado e bem pronto para responder às dúvidas que possam surgir durante o processo de seleção.

Utilize palavras-chave da descrição do cargo em sua apresentação profissional! Ajudando-o a fazer uma boa escolha, mostre realizações, não apenas responsabilidades. Ser o mais específico possível também é fundamental: nossos clientes querem saber como você pode melhorar suas habilidades no trabalho que desenvolve no momento da entrevista. Eles gostam muito deste tipo de informações porque elas fazem com que os candidatos tenham as mesmas habilidades que eles precisam ter para assumir um cargo importante no mercado financeiro internacional; portanto estar preparado para responder às perguntas é essencial!

Seção: Personalize seu currículo para cada solicitação: Use palavras-chave da descrição do cargo.

Personalize seu currículo para cada empresa: Use descrições de cargos para mostrar como você pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

Use palavras que descrevam o cargo e que habilidades são necessárias para ele. Por exemplo, se você estiver se candidatando a um cargo de assistente de marketing em um escritório de advocacia, inclua "marketing" em sua seção de resumo do currículo e depois fale sobre quanta experiência você tem com estratégias de marketing de mídia social e técnicas de criação de conteúdo (ou até mesmo quanto tempo você gasta escrevendo posts em blogs).

Seção: Use palavras-chave da descrição do cargo: Mostre suas conquistas, não apenas suas responsabilidades.

Use as palavras da descrição de seu trabalho para ajudá-lo a escolher as palavras certas. A melhor maneira é usar verbos e frases adjetivas que descrevem como você obteve sucesso. Por exemplo, se você foi responsável por assumir um projeto existente e fez com que ele funcionasse com mais eficiência do que nunca, então "racionalizado" poderia ser uma boa escolha de palavras. Se, por outro lado, como gerente de outra empresa onde os clientes desfrutavam de excelentes níveis de serviço, mas também reclamavam de tempos de reparo lentos ou preços altos devido a medidas de redução de custos tomadas pela alta administração (você está lendo este artigo), então "melhorado" poderia funcionar melhor do que "racionalizado".

Se possível, inclua números sempre que possível; eles esclarecem exatamente o que essas conquistas significam em termos de dólares economizados/ ganhos versus o que foi gasto fazendo isso - o que pode ajudar a fazer sentido a partir de quaisquer números fornecidos mais tarde em seu currículo!

Seção: Mostre suas conquistas, não apenas suas responsabilidades: Seja o mais específico possível.

Use as palavras da descrição de seu trabalho. Isto pode incluir palavras como "responsável", "capaz" e "focado". Use números, fatos e exemplos específicos para apoiar suas conquistas: Por exemplo, se você foi responsável por escrever um relatório sobre o crescimento da empresa em 2010, inclua esse número em seu currículo. Se você foi responsável por ajudar a aumentar as vendas em um local específico em 15%, mencione este fato também em algum lugar em seu currículo. Não diga apenas "aumentei a receita em 15%", em vez disso, escreva: "Nós aumentamos a receita em 15%". Ou ainda melhor: "Nossa equipe foi capaz de aumentar a receita em 15%".

 

Seção: Seja o mais específico possível: Use o espaço em branco para criar apelo visual e facilitar a leitura de seu currículo.

Seção: Seja o mais específico possível: Use o espaço em branco para criar apelo visual e facilitar a leitura de seu currículo.

Use as palavras-chave para mostrar que você é perfeito para determinado trabalho e deixe claro ao cliente que você já está pronto para começar a atuar na área de trabalho que ele quer contratar (seja qual for). Você pode usar também as palavras-chave "preferido" e "atual". Esses termos podem ser usados para destacar sua habilidade em uma determinada habilidade específica ou com relação à cultura organizacional do cliente.

Esses são alguns dos recursos mais importantes da seção de resume!

Seção: Seja o mais específico possível: Verifique se há erros ortográficos e gramaticais.

Se você fez seu trabalho de casa e seu currículo está pronto para ser enviado aos empregadores, o próximo passo é certificar-se de que seja o mais perfeito possível. Isto significa verificar duas vezes a gramática e a ortografia antes de enviá-lo para o mundo.

Verifique se há erros de ortografia ou pontuação - especialmente se eles não forem imediatamente aparentes. Se uma carta foi acrescentada erroneamente a um endereço (por exemplo, "1 W4rd Ave" em vez de "One West Fourth Avenue"), corrija imediatamente para que ninguém veja seu erro quando receber o documento! Use um dicionário ou enciclopédia online (como a Wikipédia) para verificar ortografias ou pronúncias; isto pode poupar tempo mais tarde, se necessário!

Seu currículo deve refletir o melhor de quem você é como funcionário e onde você quer estar em sua trajetória profissional.

Seu currículo deve refletir o melhor de quem você é como funcionário e onde você quer estar em sua trajetória profissional.

Utilize o espaço em seu currículo para chamar a atenção para informações-chave. Confira que você tem um endereço de e-mail profissional. Utilizar uma fonte limpa e de fácil leitura. Conseguir que seu currículo seja bem organizado e fácil de ler
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.