02/09/2022 às 10h49min - Atualizada em 02/09/2022 às 10h49min

Professor de São Roque conquista 1º lugar no Estado e ganha bolsa de estudos

Victor Moraes foi um dos 100 profissionais brasileiros escolhidos para participar de uma formação em Portugal

- Foto: Divulgação

Alfabetizador há 5 anos na rede pública municipal e atualmente professor da EMEF Iracema Villaça, o são-roquense Victor Moraes foi um dos 100 profissionais brasileiros escolhidos para participar de uma formação na cidade de Porto, em Portugal, ficando em 1º lugar entre os selecionados no Estado de São Paulo.

Doutor em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Unifesp, o professor Victor Moraes enfatiza a sua emoção em ser escolhido nesta importante formação. “Eu sinto que essa oportunidade foi realmente uma consagração do que eu sempre acreditei em termos de alfabetização, somada aos anos de estudo no mestrado e doutorado em prol de uma aquisição da escrita para a criança da escola pública. A notícia foi um misto de satisfação e surpresa, mas ao mesmo tempo de reconhecimento por todo investimento dedicado ao longo da minha carreira profissional. Com certeza, a visita a Portugal me enriquecerá muito como educador e professor que pretende compartilhar os conhecimentos para a nossa rede de ensino no ano que vem!”, diz.

O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal terá a duração de seis semanas e acontecerá entre novembro e dezembro deste ano. A formação capacita professores com o objetivo de melhorar a alfabetização nas escolas públicas brasileiras, pela neurociência.

Após cumprir todos os requisitos do programa promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a CAPES, além de ter o seu projeto de alfabetização aprovado, o professor foi selecionado para integrar um grupo de 100 brasileiros que farão o curso português. Todas as despesas, incluindo ajuda de custo em euro, serão financiadas pelo MEC.

A capacitação enfatiza o método que levou Portugal a excelentes índices de avaliação internacional em alfabetização. Tornando-se então, referência para países como o Brasil, que criou essa iniciativa de realização de parceria com a nação portuguesa. O curso prevê o estudo teórico no período da manhã na Universidade do Porto, e visitas técnicas no período da tarde acompanhadas pelo Instituto Politécnico do Porto nas escolas de Portugal que utilizam o método fônico com casos de sucesso.

O prefeito de São Roque, Guto Issa, recebeu Vitor recentemente na prefeitura municipal para falar sobre a viagem e enfatizou a importância da conquista do professor. “A Educação é o caminho para um futuro melhor e, com isso em mente, sempre devemos buscar novas formas de ensino que agilizem e aperfeiçoem o aprendizado das nossas crianças. Parabenizo o Victor por estar entre os selecionados para participar desta importante formação que, tenho certeza, trará grandes frutos para a Educação de São Roque”, declarou o governante.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.