31/08/2022 às 11h30min - Atualizada em 31/08/2022 às 10h21min

Saiba como evitar lesões de corrida ao praticar atividades físicas

Se os exercícios forem realizados de qualquer maneira, sem o calçado adequado ou o mínimo de conhecimento corporal, é comum que aconteçam problemas

- Foto: Freepik
Assessoria de Imprensa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) pessoas que fazem algum tipo de atividade física, como correr, pedalar, nadar ou se exercitar pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos já são definidas como atletas amadores. E apesar de parecer pouco, é preciso ter cuidados específicos neste período para conquistar os benefícios de se manter ativo.

Correr detona muitas calorias e traz diversos benefícios para a saúde. Mas, antes de calçar o tênis e sair por aí, é bom saber que o esporte também pode causar lesões quando não é realizado de forma adequada e com a devida preparação. Geralmente, os iniciantes são os que costumam estar mais vulneráveis a sofre com dores, por ainda não conhecerem os limites do corpo e a rotina de treinamento, mas independentemente do seu nível de condicionamento, alguns cuidados são sempre necessários.

Se os exercícios forem realizados de qualquer maneira, sem o calçado adequado ou o mínimo de conhecimento corporal, é comum que aconteçam lesões. “Para aqueles que estão começando a praticar esportes, de forma amadora, sempre dou algumas dicas que acho essenciais nesse começo. Iniciar com moderação e aumentar a intensidade e o ritmo, aos poucos, fazer alongamento e alternar exercício aeróbico com fortalecimento muscular” – garante a fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata de Guarulhos, Raquel Silvério.

Abaixo, a fisioterapeuta traz algumas dicas para evitar lesões na prática de atividades físicas, confira:

 – “Fortaleça a musculatura, os músculos fortes ajudam a minimizar o impacto nas articulações durante a corrida e diminuem o risco de lesão nos joelhos, no tornozelo e no quadril e na lombar, áreas que costumam sofrer mais com o esporte. Portanto, faça musculação, treino funcional ou pilates ao menos duas vezes por semana”, comenta Raquel Silvério.

- “Saiba a hora de diminuir o passo, é muito importante ao longo da competição que cada atleta reconheça o seu limite e se necessário alterne entre corrida e caminhada e preste atenção na respiração, o ideal é não esperar sentir a falta de ar para diminuir o passo”, explica a diretora do Instituto Trata de Guarulhos.

- “Cuide dos pés e tornozelos, crie o hábito de realizar exercícios de alongamento e fortalecimento para a musculatura dessas áreas. Durante a competição, principalmente nas subidas, essas articulações são intensamente solicitadas”, comenta a fisioterapeuta.

 – “Evite o excesso de peso, os quilos a mais não são um fator proibitivo para praticar o esporte. Mas quem está acima do peso deve redobrar a atenção e respeitar ainda mais seus limites, já que a sobrecarrega nas articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos é maior”, conclui Raquel Silvério.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.